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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3555
Title: Mulheres de verdade e discursos verossímeis: novas práticas discursivas na publicidade de cosméticos
Authors: BATISTA, Nadezhda Bezerra
Keywords: Publicidade;Mulher;Beleza;Análise do discurso
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Bezerra Batista, Nadezhda; Teixeira Vieira de Melo, Cristina. Mulheres de verdade e discursos verossímeis: novas práticas discursivas na publicidade de cosméticos. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Abstract: A publicidade de cosméticos femininos durante muito tempo guiou-se por determinado padrão estético, estampando em seus anúncios modelos cuja beleza distanciava-se bastante da mulher comum a quem os produtos se dirigiam. Ao usarem mulheres comuns como garotas-propaganda, as campanhas mulher bonita de verdade e real beleza , respectivamente das empresas Natura e Dove, pareciam instaurar algo novo no campo da publicidade de produtos de beleza. Através do aparato teórico da AD o objetivo desse trabalho foi checar se realmente essas empresas haviam instituído uma nova forma de falar da mulher e para a mulher e como isso havia sido feito. Um posicionamento comum de Natura e Dove é colocarem-se discursivamente contrárias ao padrão de beleza imposto pela mídia. Outros pontos comuns no discurso das duas empresas são vaidade e bem-estar. No entanto, cada uma trata tais questões de maneiras distintas. A questão do envelhecimento só aparece no discurso da Natura, enquanto a questão da sedução só aparece no da Dove. Isso nos faz concluir que enquanto a mulher da Natura está voltada para si mesma e para o seu próprio bem estar, a Dove mostra-se de alguma forma ainda atrelada ao olhar masculino
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3555
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