Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35548

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorWALTER, Roland Gerhard Mike-
dc.contributor.authorMORAIS, Maria Carolina Fernandes-
dc.date.accessioned2019-12-06T19:33:53Z-
dc.date.available2019-12-06T19:33:53Z-
dc.date.issued2019-08-29-
dc.identifier.citationMORAIS, Maria Carolina Fernandes. O que é mais sci-fi que Santo Domingo?: Macondo, McOndo e a Poética da Crioulização em A fantástica vida breve de Oscar Wao, de Junot Díaz. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35548-
dc.description.abstractEste projeto tem o objetivo de evidenciar como A fantástica vida breve de Oscar Wao, romance de estreia do escritor dominicano radicado nos EUA, Junot Díaz, opera, pela via da crioulização, do teórico martinicano Edouard Glissant, o contato entre diferentes momentos identitários da América Latina: Macondo e McOndo. O estudo explora a possibilidade de que esse entrechoque, atravessado pela miríade de referências a narrativas de fantasia e ficção científica, traz resultados que diferem dos efeitos gerados pelo realismo maravilhoso e do realismo de classe média da trupe McOndo, dando um passo além. A partir da ideia da Maldição do Novo Mundo, ou fukú americanus, o trabalho acompanhará a trajetória de Oscar Wao e sua família, sujeitos diaspóricos que transitam entre os caminhos do Sul e do Norte Global buscando fugir dessa maldição ancestral, supostamente gerada no descobrimento do Novo Mundo. Por trás de sua máscara nefasta, porém, existe uma história de autoritarismo, estupro, apocalipse e devastação escondidos sob um escudo de normalidade que impede os personagens de enxergar os percalços de seu próprio destino. Ao atravessar as pontes entre Macondo e McOndo, o improvável herói Oscar Wao condensa seus poderes encantatórios e encontra na linguagem, nos personagens e temas da fantasia, da ficção científica e dos quadrinhos a chave para o enigma que assombra sua família dominicano-americana. Este trabalho defenderá que o resultado desse contato, que coloca diferentes epistemologias e modos de entender o mundo em Relação, põe em movimento um projeto de “descolonização do imaginário”, postulado pelo autor peruano Anibal Quijano.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCrioulizaçãopt_BR
dc.subjectMacondopt_BR
dc.subjectMcOndopt_BR
dc.subjectFantasiapt_BR
dc.subjectFicção Científicapt_BR
dc.titleO que é mais sci-fi que Santo Domingo? : Macondo, McOndo e a Poética da Crioulização em A fantástica vida breve de Oscar Wao, de Junot Díazpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3072531058132279pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7241596526013043pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxThis project aims to shed light on how Dominican-American author Junot Díaz's debut novel, The Brief Wondrous Life of Oscar Wao, promotes, through the concept of Creolization, coined by Martinican theorist Edouard Glissant, the contact between different Latin American notions of its own identity: Macondo and McOndo. The study explores the possibility that this clash, which is permeated by a myriad of references to fantasy, comics, and science fiction narratives, creates something other than the effects of magic realism or the realistic, middle- class language of the McOndo gang, taking a step further. Stemming from the idea of the Curse of the New World, or fukú americanus, this work follows the trajectories of Oscar Wao and his family, diasporic subjects who toggle back and forth between the Global South and the North, trying to escape from this ancestral curse supposedly generated at the discovery of the New World. Behind its ill-omened mask, however, there is a history of authoritarianism, rape, apocalypse and devastation hidden under a shield of normality that prevents the characters from seeing the real setbacks of their own destinies. By crossing the bridges between Macondo and McOndo, the unlikely hero Oscar Wao condenses their incantatory powers and finds in the language, characters and themes of fantasy, science fiction and comics the key to the enigma that haunts his Dominican-American family. This work makes the case that the result of this contact, which establishes Relations between different epistemologies and ways of understanding the world, sets in motion a project of "decolonization of the imaginary", postulated by Peruvian author Anibal Quijano.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Maria Carolina Fernandes Morais.pdf5,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons