Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3553
Título: Avaliação ergonômica de escritórios panorâmicos de repartições públicas
Autor(es): Paula Lima Costa, Ana
Palavras-chave: Repartição Pública; Escritório Panorâmico; Ergonomia do Ambiente Construído
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Paula Lima Costa, Ana; Maria Villarouco Santos, Vilma. Avaliação ergonômica de escritórios panorâmicos de repartições públicas. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: O leiaut panorâmico é uma forma de ocupação física de escritórios desenvolvida para favorecer o inter-relacionamento dentro de uma empresa, sendo empregado em repartições públicas brasileiras para economizar custos financeiros de ocupação do espaço físico. Objetivando identificar variáveis no ambiente que facilitam ou inibam o desempenho das atividades dos trabalhadores, foram analisadas ergonomicamente três espaços de trabalho de empresas públicas que utilizam leiaut panorâmico. Os estudos foram realizados segundo a abordagem sistêmica da Metodologia Ergonômica de Avaliação do Espaço Construído MEAC (VILLAROUCO, 2008), que analisa o espaço físico conjugando avaliações físico-espaciais a ferramentas de identificação da percepção ambiental, empregando três fases de avaliações dos aspectos físicos, avaliação da percepção do usuário, diagnóstico ergonômico e proposições. Os resultados das pesquisas apontaram que o uso do escritório panorâmico sem observância de premissas básicas de prover espaços individuais adequados e sem dimensões do ambiente construído compatíveis com a quantidade de pessoas que o utiliza acarreta desconfortos. O emprego do leiaut panorâmico se mostrou ergonomicamente inadequado à utilização em locais que o inter-relacionamento intenso entre os usuários seja prejudicial ao desenvolvimento das atividades, recomendando-se que sejam adotadas abordagens fundamentadas em metodologias científicas que integrem os fatores físicos, sensoriais e organizacionais para alcançar a produtividade, a saúde e o bem estar do usuário
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3553
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo757_1.pdf1,76 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.