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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35506

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Título: Os conteúdos da genética a partir do jogo didático trilha das ervilhas
Título(s) alternativo(s): Os conteúdos da genética a partir do jogo didático "trilha das ervilhas"
Autor(es): SILVA, Sergivaldo Leite da
Palavras-chave: Educação Lúdica; Biologia; Genética
Data do documento: 8-Jul-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Sergivaldo Leite da. Os conteúdos da genética a partir do jogo didático trilha das ervilhas. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2019.
Abstract: Os jogos didáticos promovem uma socialização entre os estudantes, colaborando com a troca de conhecimentos, podendo desta forma, facilitar a memorização e a apropriação dos conteúdos. O presente trabalho se justifica pela necessidade de se um novo mecanismo no ensino de genética que proporcione, uma melhor compreensão a partir de uma dinâmica diferenciada, apresentada nos jogos didáticos. Diante do exposto, o trabalho teve como objetivo aplicar um jogo de tabuleiro, que pudesse trabalhar os conteúdos da genética no ensino médio, e que tenha a aplicação em sala de aula. É importante lembrar que o jogo foi construído tendo como base em jogos tradicionais existentes no mercado. Os tabuleiros do jogo e os cartões perguntas foram elaborados por um grupo de estudantes de uma escola pública estadual no município de Ribeirão, Estado de Pernambuco. Como participantes voluntários, tivemos 120 estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Para a realização deste trabalho usamos quatro fases: fase de sondagem; fase de elaboração/produção do jogo; fase de execução do jogo e fase de análise dos resultados. Para obter os resultados utilizamos primeiro uma roda de conversa para identificar o grau de conhecimento dos estudantes onde as questões foram apresentadas coletivamente e anotadas pelo pesquisador pela similaridade das respostas, e para consolidar os dados utilizamos um diário de bordo onde foi adicionado um questionário com a intenção de coletar informações a respeito do jogo didático. Nesse contexto, a produção do jogo didático trilhas das ervilhas foi possível, bem como a aplicação desse produto trouxe uma aceitação satisfatória de 17% dos estudantes em relação ao jogo. Além disso, em torno de 24% dos estudantes demonstraram uma melhora nos seus conhecimentos sobre o tema abordado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35506
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

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