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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35498

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Title: Contribuições da audiodescrição para o ensino de células animais no ensino médio
Authors: NASCIMENTO, Edivaldo Jerônimo Pereira do
Keywords: Inclusão Educacional; Biologia Celular; Audiodescrição
Issue Date: 12-Jul-2019
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: NASCIMENTO, Edivaldo Jeronimo Pereira do. Contribuições da audiodescrição para o ensino de células animais no ensino médio. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2019.
Abstract: A maioria das pessoas com deficiência que cursam o ensino médio da rede pública do estado de Pernambuco assiste às aulas, em turmas, acompanhadas dos demais educandos que não apresentam nenhum tipo de deficiência (Censo Escolar 2017). A metodologia utilizada para a turma é a mesma aplicada para as pessoas com deficiência, desta forma os estudantes cegos compreendem os conteúdos trabalhados de acordo com as aulas orais ministradas pelos professores. Considerando a necessidade de adaptação para empoderar a aprendizagem das pessoas com deficiência, o trabalho em questão busca traduzir com a audiodescrição imagens de células animais eucariontes do livro de biologia usado no primeiro ano do ensino médio. A pesquisa desenvolvida teve como finalidade a produção de algumas orientações de como construir uma audiodescrição de uma célula eucarionte animal assunto que faz parte da temática de citologia que compõem obrigatoriamente o currículo do primeiro ano do ensino médio. As orientações poderão ser utilizadas por professores de biologia do ensino médio de qualquer região do Brasil. As audiodescrições produzidas proporcionarão uma melhor compreensão do assunto citado acima, levando em consideração que a escola deve ser inclusiva, essa tecnologia assistiva atuará como uma ferramenta imprescindível no desenvolvimento cognitivo das pessoas com deficiência. O professor poderá usar as audiodescrições com todos os estudantes da turma e não somente com os que necessitam desta prática inclusiva. O processo de inclusão planejado e estruturado desde a educação infantil possibilitará uma verdadeira condição de igualdade. Onde os envolvidos sintam, demonstrem, falem ou externalizem sem qualquer forma de discriminação e exclusão.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35498
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

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