Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35476

Compartilhe esta página

Título: Comportamento adesivo de braquetes linguais após protocolo de prevenção de cáries com laser de Nd:YAG
Autor(es): LOPES, Mônica Schäffer
Palavras-chave: Esmalte dentário; Braquetes ortodônticos; Tomografia de coerência óptica; Lasers; Desmineralização do dente
Data do documento: 18-Fev-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LOPES, Mônica Schäffer. Comportamento adesivo de braquetes linguais após protocolo de prevenção de cáries com laser de Nd:YAG. 2019. Tese (Doutorado em Odontologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: O presente trabalho foi um estudo laboratorial in vitro que objetivou avaliar a influência do laser de Nd:YAG como protocolo de prevenção de cáries ao redor de braquetes ortodônticos linguais e sua influência no esmalte e no cisalhamento sob diferentes condições de tratamento de superfície. Foram utilizados 110 dentes bovinos divididos de acordo com o tipo de condicionamento do esmalte antes da colagem do braquete, tendo como variáveis a irradiação com laser de Nd:YAG, o uso do flúor associado ao laser, jateamento com óxido de alumínio (Al₂O₃) e condicionamento ácido (H₃PO₄). Os especimens foram avaliados qualitativamente através da Tomografia por Coerência Óptica (TCO) e da Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e quantitativamente pelo ensaio de cisalhamento (SBS), coeficiente de atenuação óptica (α) e microdureza. Os dados foram estatisticamente analisados pelo testes ANOVA, post hoc de Dunn, Kruskal Wallis e Friedman (significância de 5%). Os resultados indicaram que o protocolo de irradiação com laser de Nd:YAG para prevenção de cárie não comprometeu a SBS dos braquetes, se comparados à colagem convencional com H₃PO₄. TCO e MEV evidenciaram que o Al₂O₃ removeu parcialmente o efeito de melting do laser e seu uso associado não aumentou o SBS relação ao H₃PO₄ isoladamente. Houve aumento do α para os grupos Nd:YAG e Al₂O₃, indicado pela redução da transmissão de luz no interior das amostras devido às alterações promovidas na superfície. Também foi observado um efeito sinérgico em relação a associação do flúor ao Nd:YAG, minimizando a profundidade de desmineralizações (p=0,0006). Não houve diferença da microdureza, intergrupos ou entre diferentes áreas de um mesmo grupo, para irradiações com laser ou seu estado hígido.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35476
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Mônica Schäffer Lopes.pdf3,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons