Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3545
Título: Do projeto a realidade: sobre as transformações do Conjunto Habitacional Mocambinho
Autor(es): Martins Napoleão Braz e Silva, Angela
Palavras-chave: Urbanismo; Urbanismo; Avaliação Pós-ocupação; Morfologia Arquitetônica
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Martins Napoleão Braz e Silva, Angela; Manuel do Eirado Amorim, Luiz. Do projeto a realidade: sobre as transformações do Conjunto Habitacional Mocambinho. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: O problema que deu margem a este estudo consiste em discutir as idéias que originam o espaço e suas transformações, através da comparação entre a estrutura espacial do projeto e a estrutura espacial da situação concreta atual. A intenção é avaliar se a proposta do arquiteto, de alguma forma, influencia na determinação do espaço que resulta do processo de apropriação. O objeto de estudo trata de um conjunto popular que sofreu muitas alterações morfológicas desde sua construção pela Companhia de Habitação do Piauí-COHAB/PI, na década de 1980. Trata-se do conjunto José Francisco de Almeida Neto, mais conhecido como conjunto Mocambinho , localizado na zona Norte da cidade de Teresina capital do Piauí e projetado por Borsói. O objetivo da pesquisa é investigar se há possibilidade de o desenho urbano atual do Mocambinho apresentar algumas das relações espaciais concebidas por Borsói. Acredita-se na possibilidade de que sejam encontrados elementos do desenho atual que permitam entender como a concepção inicial do arquiteto previu ou contribuiu para que algumas modificações espaciais ocorressem
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3545
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5432_1.pdf5,25 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.