Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3544
Título: Quem o feio ama, bonito lhe parece: A emoção e suas relações na metodologia projetual de Design
Autor(es): Ferreira Silva, Washington
Palavras-chave: Design; Emoção; Metodologia
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Ferreira Silva, Washington; Pereira Cavalcanti, Virginia. Quem o feio ama, bonito lhe parece: A emoção e suas relações na metodologia projetual de Design. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: Esta pesquisa trata da relação entre o design emocional e o processo de desenvolvimento projetual contemporâneo, tendo como objetivo analisar artefatos de design desenvolvidos e lançados no mercado consumidor brasileiro entre os anos de 1990 e 2010 e sua relação entre os aspectos emocionais oriundos dos estímulos sensoriais. Para tanto, se desenvolveu um estudo exploratório sobre o cenário do design, do usuário e da emoção, identificando a construção dos significados através da relação estabelecida entre eles. Desta forma, são identificadas e apresentadas as metodologias de design existentes, especialmente as que contemplam os aspectos emocionais. Na pesquisa, foram escolhidos artefatos de design que tiveram destaque em revistas da área cuja análise foi realizada sob uma perspectiva emocional, utilizando o MADE, Modelo de Análise do Design Emocional, construído durante o processo desta pesquisa, sugerindo uma nova proposta de classificação. A metodologia de abordagem dialética que conduz a pesquisa está estruturada em três partes principais: revisão bibliográfica, pesquisa de campo e análise de dados. O tratamento dos dados é feito com base na análise de conteúdo, utilizando-se o método de procedimento comparativo para esta pesquisa. Os resultados sinalizam, através da pesquisa e análise desenvolvida, que é possível evidenciar e analisar a relação existente no desenvolvimento de artefatos de design e os aspectos emocionais despertados nos usuários através da sua relação com estes objetos, mesmo que inicialmente seja difíceis prever qual o tipo e o grau de envolvimento que estes possam estabelecer
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3544
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7038_1.pdf4,71 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.