Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3543
Título: O maravilhoso país do Orkut ficção, jogos e moral na rede
Autor(es): FONSECA FILHO, Zadoque Alves da
Palavras-chave: Internet; Orkut; Nonsense; Comunicação e Cultura; Comunicação Eletrônica
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Alves da Fonseca Filho, Zadoque; Freire Prysthon, Ângela. O maravilhoso país do Orkut ficção, jogos e moral na rede. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo analisar a rede de relacionamentos Orkut, criada em janeiro de 2004 pelo Google, e amplamente aceita pelos brasileiros. Nosso intuito foi observá-la, sobretudo, através de uma de suas características mais fortes, a saber, o lúdico. Para tanto, interessou-nos atentar para os chamados perfis fakes (falsos) que compõem os mais de trinta milhões de membros da supracitada rede, numa alusão a alguns romances oitocentistas escritos por meio de cartas, os quais se valeram de estratégia semelhante; bem como para uma possível comparação entre a subjetividade dos indivíduos do século XVIII e os da contemporaneidade. Por fim, discutimos a questão da moral conforme expressa através das relações entre os membros e comunidades do Orkut. Preocupamo-nos com a epistemologia de alguns termos empregados, e em cercar nosso objeto de estudo com o pensamento de alguns autores que contribuíssem com o andamento de nossas pesquisas, cônscios dos limites que algumas teorias nos imporiam se usadas em sua totalidade e sem questionamentos. Assim, no que se refere à questão dos sujets de fiction, os conceitos de moralidade, jogos e nonsense foram utilizados até a medida em que realmente podiam contribuir na caminhada aqui empreendida
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3543
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo4771_1.pdf2,8 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.