Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3542
Título: Calçadão dos Mascates: promessas e desilusões de uma intervenção urbana: o olhar dos comerciantes informais
Autor(es): Maria da Costa, Ana
Palavras-chave: Desenvolvimento urbano; Planejamento urbano; Desenho urbano; Intervenção urbana; Teoria da representação social (Planejamento urbano); Utilização
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Maria da Costa, Ana; Lacerda Gonçalves, Norma. Calçadão dos Mascates: promessas e desilusões de uma intervenção urbana: o olhar dos comerciantes informais. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar e refletir sobre a importância dos insumos apreendidos por meio das Representações Sociais dos sujeitos sobre os espaços produzidos a partir de intervenções urbanas, como conhecimentos capazes de subsidiar a elaboração de projetos ou as revitalizações de áreas. Aborda o Calçadão dos Mascates, no bairro de São José, no Recife, como exemplo e problema de Desenho Urbano. Desvenda o cotidiano dos comerciantes nesse ambiente, suas diversas formas de apropriação e identificação. Investiga mediante as falas, a forma de uso, os gestos, as idéias e as práticas socialmente construídas e compartilhadas, a identidade com o local. Parte do pressuposto de que, na contemporaneidade, os aspectos inerentes à localização, ao uso e à conservação de áreas que sofreram intervenção urbana revelam uma lacuna entre o Planejamento Urbano e a vida cotidiana. Se, por um lado, o Planejamento Urbano precisa considerar a história das localidades e suas especificidades, por outro , precisa aproximar-se da ótica dos sujeitos. Fundamenta-se na Teoria da Representação Social elaborada por Serge Moscovici(1961), empregando uma metodologia com abordagem qualitativa. Investiga traçando um paralelo entre as representações dos comerciantes informais estabelecidos na localidade e as representações dos comerciantes de ruas como eles vêem o Calçadão dos Mascates (Camelódromo)
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3542
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5431_1.pdf3,09 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.