Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3540
Título: O Espaço do New Urbanism: sobre princípios e regras compositivas
Autor(es): Veras Vasconcelos, Adriana
Palavras-chave: Sintaxe espacial; Projeto urbano
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Veras Vasconcelos, Adriana; Manuel do Eirado Amorim, Luiz. O Espaço do New Urbanism: sobre princípios e regras compositivas. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: Este trabalho investiga o New Urbanism, teoria urbanística contemporânea, surgida nos EUA, na década de 1980. Esta teoria estabelece princípios e regras compositivas que afetam a acessibilidade, o uso do solo e estabelecem configurações específicas de um novo tipo de assentamento. O objetivo deste trabalho é verificar em que medida os projetos urbanísticos fundamentados nos princípios e regras compositivas do New Urbanism favorecem a interação social e o resgate da vida em comunidade. Neste sentido, foi desenvolvida uma análise da configuração espacial de três projetos do New Urbanism, tendo em vista suas implicações no movimento natural de pedestres e no uso do solo previsto. Esta análise é fundamentada na Teoria da Lógica Social do Espaço (HILLIER; HANSON, 1984). Os resultados obtidos permitem inferir que os projetos urbanísticos do New Urbanism atendem às solicitações de sua teoria desde que apoiados em determinadas propriedades morfológicas, como integração, inteligibilidade e sinergia.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3540
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5430_1.pdf6,42 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.