Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35339

Share on

Title: Práticas sustentáveis em meios de hospedagem : limites e possibilidades para gestão ambiental em Tamandaré, Pernambuco-Brasil
Authors: MESQUITA, Áurea Nascimento de Siqueira
Keywords: Gestão ambiental; Meio ambiente – Conservação; Sustentabilidade; Hotelaria; Proteção ambiental - Tamandaré (PE)
Issue Date: 13-Mar-2019
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: MESQUITA, Áurea Nascimento de Siqueira. Práticas sustentáveis em meios de hospedagem: limites e possibilidades para gestão ambiental em Tamandaré, Pernambuco-Brasil. 2019. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Os empreendimentos hoteleiros são instrumentos a serviço das atividades turísticas que vem modificando e transformando o espaço social e ambiental. Nos últimos anos, vem crescendo no Brasil, o número dos meios de hospedagem, os quais adotam alternativas que priorizem práticas sustentáveis, correlacionando a essas atividades com o crescimento econômico tendo como justificativa a conservação ambiental. No município de Tamandaré, localizado ao litoral Sul, do Estado de Pernambuco, a instalação dos estabelecimentos hoteleiros contribui para o dinamismo na cadeia produtiva local, favorecida através do turismo e por está inserida em uma Área de Proteção Ambiental (APA), tornando-se necessário a conservação do ambiente por meio dessas práticas. Portanto, o presente estudo tem como objetivo analisar a gestão ambiental nos meios de hospedagem no Município de Tamandaré (PE). Por essa razão, foram listados os seguintes objetivos específicos: Caracterizar os meios de hospedagem do município de Tamandaré-PE; Identificar os tipos de meios de hospedagem e a existência da Gestão Ambiental; e por fim, averiguar as estratégias voltadas para a gestão ambiental adotado pelos meios de hospedagem. Para alcançar estes objetivos, o trabalho exposto, possui caráter qualitativo, que se caracteriza pela investigação, reconhecendo a complexidade do objeto de estudo, sendo utilizada como procedimento metodológico a etapa exploratória e descritiva, e posteriormente tratamento dos dados coletados. Nesses procedimentos foram realizados o levantamento bibliográfico, observações diretas, registros fotográficos, e aplicação dos questionários com proprietários/gerentes/funcionários, e também com o responsável que gerencia a fiscalização e infraestrutura do município. A pesquisa permitiu compreender o universo dos meios destes ambientes e identificar a necessidade da gestão ambiental, atrelado à prática sustentável e a incorporação de tecnologias de cunho renovável, visto que grande parte dos empreendimentos hoteleiros pesquisados possui estratégias que buscam responsabilidade ambiental atrelado ao viés econômico como prioridade. Sendo beneficiado pela redução dos custos e favorecendo através das práticas a rentabilidade do meio de hospedagem e a conservação do ambiente. Portanto, a pesquisa observou que existem várias ferramentas que podem ser utilizadas pelos empreendimentos hoteleiros como proposta de melhoria, como programas de gestão e normas que se enquadre com a realidade do município, atrelado a parcerias com entidades de classe, associações comerciais e hoteleiros, ONGs e representantes governamentais que vise à conservação ambiental.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35339
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento e Meio Ambiente

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Áurea Nascimento de Siqueira Mesquita.pdf4,18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons