Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3532
Título: Cordel informativo : tecendo a trama entre cultura popular e cultura midiática
Autor(es): Paulino da Silva, Thiago
Palavras-chave: Cordel informativo; Cultura popular; Cultura midiática; Mediação.
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Paulino da Silva, Thiago; Freire Prysthon, Ângela. Cordel informativo : tecendo a trama entre cultura popular e cultura midiática. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: A afirmação de que o cordel, visto como voz do povo , é um mediador entre cultura popular e cultura hegemônica não é nova. Esta dissertação, no entanto, investiga os fios desta mediação. Para tal recupera, inicialmente, a construção do complexo e contraditório conceito de cultura popular, examina as estratégias do cordel em luta por sua sobrevivência, enfoca a linguagem enquanto mediação homem/mundo e a mídia como fonte de informação. Usando a cultura midiática como recorte da cultura hegemônica, a investigação se delimita a cordéis informativos que tratam do 11 de setembro e fatos correlatos. A influência da cultura midiática nos folhetos aparece, não só como fonte noticiosa, mas também destaque dado aos líderes políticos, à espetacularização e enfoque sensacionalista das tragédias. Mais do que reproduzir o já noticiado, o cordel apresenta a sua versão rimada dos fatos através de uma linguagem que transita entre o padrão e variedades sociais/regionais de linguagem próprias das classes populares. Na disputa por legitimidade, o cordel reafirma, através destes usos da linguagem, sua identificação com as classes populares diante da desqualificação imposta pela cultura hegemônica. Mais subjetiva do que objetiva, a linguagem assume, por vezes, um tom satírico, mordaz, irreverente, presente também na paródia, na carnavalização dos fatos. Há, reiteradamente, uma ressignificação da tradição reinventando, em temáticas novas, formas coletivas consagradas pelo uso
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3532
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo4767_1.pdf1,4 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.