Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35286

Comparte esta pagina

Título : O papel do smartphone na autogestão de carreiras musicais: um estudo sobre o perfil do músico empreendedor.
Autor : ALVES, Heitor de Lima
Palabras clave : Empreendedores; Criatividade nos negócios; Smartphones; Música e tecnologia
Fecha de publicación : 22-ago-2014
Citación : ALVES, Heitor de Lima. O papel do smartphone na autogestão de carreiras musicais: um estudo sobre o perfil do músico empreendedor. Caruaru: O Autor, 2014.
Resumen : O trabalho apresenta inicialmente uma breve explanação sobre economia criativa, direcionando para a indústria criativa da música, da qual, o mercado fonográfico passa por uma crise proporcionada pelo advento da música digital. Essa crise tem como consequência a mudança de comportamento da classe artística, que começa a ser ver obrigada, cada vez mais, a adquirir domínio de técnicas administrativas para gerenciar as próprias carreiras. Além disso, com a crise do mercado fonográfico tradicional, a música independente surge como uma alternativa para que a classe artística possa empreender suas carreiras. Ao longo do trabalho, é definido e expressado o papel dos gadgets, outra nomenclatura para os smartphones, em diversos campos de trabalho, bem como são mostrados o papel e as diferenças dos produtores e gestores cultural, além de uma contextualização acerca do universo da música independente, para se realizar uma análise e posterior mescla entre esses três temas. Sobre o processo de captação de recursos, foi realizada uma pesquisa exploratória e qualitativa, onde foram entrevistados 10 profissionais de referência no mercado musical, através de um roteiro de entrevista semiestruturada e em posterior momento, foram analisados os dados captados onde foi possível alcançar todos os objetivos específicos e o objetivo geral, tendo assim respondido o problema de pesquisa. Esta pesquisa busca compreender melhor os novos rumos do mercado musical e como os próprios artistas utilizam os smartphones como uma ferramenta de gestão por esses novos caminhos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35286
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ALVES, Heitor de Lima.pdf971,41 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons