Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35279

Share on

Title: Evolução da paisagem geomorfológica no semiárido alagoano a partir do estudo dos modelados de acumulação e denudação do Município de Água Branca - AL
Authors: SILVA, Maria Luísa Gomes da
Keywords: Geografia; Geomorfologia; Geocronologia; Paisagem; Água Branca (AL)
Issue Date: 29-Mar-2019
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SILVA, Maria Luísa Gomes da. Evolução da paisagem geomorfológica no semiárido alagoano a partir do estudo dos modelados de acumulação e denudação do Município de Água Branca - AL. 2019. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Os modelados de acumulação representam na paisagem importantes evidências acerca dos eventos e elementos responsáveis pela formação dos depósitos de encosta, seja a partir de oscilações climáticas ocorridas principalmente durante o período do Quaternário. Ou também por influência da interferência da ação antrópica na paisagem. Nesse sentido, o Holoceno representa um importante intervalo de tempo marcado por grandes oscilações climáticas a nível global e local que modificaram as taxas de intemperismo e de pedogênese. No Nordeste do Brasil encontram-se muitos desses registros. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo definir elementos, em bases empíricas diversas, que propiciaram a reconstrução da evolução geomorfológica da paisagem a partir dos depósitos de encosta situados no município de Água Branca, com ênfase em seu maciço estrutural. Para tanto foram utilizadas técnicas como a geocronologia dos sedimentos por meio do método de datação por luminescência opticamente estimulada (LOE), a análise das propriedades sedimentológicas, através da granulometria e da morfoscopia e a assinatura geoquímica dos sedimentos. Os resultados demonstraram que existem na paisagem sedimentos estocados desde, ao menos, os últimos 10 200 anos. Sendo a maior parte dos depósitos referente aos últimos 4 590 anos. Os depósitos são marcados pela presença majoritária de uma sucessão de fluxos de lama, refletindo um regime de alta energia, compondo perfis com elevados níveis de intemperismo. Indicando que todos os depósitos pertencem ao Holoceno, de maneira que o maior número de evidências de atividades é do Holoceno Superior, podendo estar relacionado com eventos climáticos de cunho regional e local.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35279
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Maria Luísa Gomes da Silva.pdf6,29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons