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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35255
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Título: | O ensino da leitura e da escrita em uma turma multisseriada do campo : um olhar sobre a prática de uma professora |
Autor(es): | SILVA, Águida Nayara da. |
Palavras-chave: | Leitura – Estudo e ensino; Professores – Prática de ensino; Escrita – Estudo e ensino; UFPE - Pós-graduação |
Data do documento: | 25-Abr-2019 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Águida Nayara da. O ensino da leitura e da escrita em uma turma multisseriada do campo: um olhar sobre a prática de uma professora. 2019. Dissertação (Mestrado Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. |
Abstract: | Buscamos com este estudo compreender a prática de uma professora de uma turma multisseriada do campo, no que tange à fabricação de suas táticas no tratamento da heterogeneidade de conhecimento de seus alunos no ensino da leitura e da escrita. Para tanto, propusemo-nos a analisar, através da sua rotina e uso do espaço da sala de aula, como a professora organiza seu trabalho pedagógico para o ensino da leitura e da escrita, além de identificar quais critérios a mesma utiliza na adoção ou produção de materiais e recursos didáticos para o acompanhamento do seu grupo classe; analisar como a professora articula momentos de leitura e de escrita nos diferentes assuntos, conteúdos e disciplinas abordados com sua turma. Como embasamento teórico, apoiamo-nos nos estudos de Arroyo (2006) e Caldart (2008) e em algumas dissertações e teses que tratam sobre a educação do campo e turmas multisseriadas. Para a temática referente ao tratamento da heterogeneidade, embasamo-nos nos estudos de Leal (2016) e Sá (2015) dentre outros, enquanto que para a discussão referente à organização do trabalho pedagógico, apoiamo-nos nos trabalhos desenvolvidos por Ferreira e Ribas (2015). Para a discussão sobre aquisição e ensino da língua escrita, utilizamos dos estudos de Magda Soares (2003; 2006, 2016) e Morais (2012), também em artigos, dissertações e teses. Finalizando com a abordagem referente ao fazer cotidiano de Certeau (2014), saberes e prática docente com Chartier (2002, 2007, 2011) e Tardif (2014). A pesquisa de campo ocorreu em uma escola do campo do município de Lajedo, localizada no interior do Estado de Pernambuco. Os sujeitos que constituíram a pesquisa foram uma professora que ministra aulas em uma turma multisseriada, composta por alunos que cursam o da leitura e da escrita do ensino fundamental. Apoiamo-nos na abordagem investigativa de caráter qualitativo. Como procedimento metodológico de coleta de dados, utilizamos da observação, entrevistas e diagnose do nível de escrita. Resultados revelaram que a professora, a partir de sua prática, apresentou características que consideram a heterogeneidade de conhecimento no planejamento das atividades para o ensino da leitura e da escrita em sala de aula. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35255 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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