Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35231

Compartilhe esta página

Título: Entre manchas e vestígios : o estudo dos processos de formação do registro arqueológico do Sítio Santana X - Serra de Santana / RN
Autor(es): MELLO, Sabrina Alves de
Palavras-chave: Arqueologia; Geologia estratigráfica; Arqueologia; Depósitos e sedimentação
Data do documento: 31-Ago-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MELLO, Sabrina Alves de. Entre manchas e vestígios: o estudo dos processos de formação do registro arqueológico do Sítio Santana X - Serra de Santana / RN. 2018. Dissertação (Mestrado em Arqueologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: O estudo dos processos de formação do registro arqueológico aplica-se para identificar, caracterizar e interpretar os depósitos vestigiais e estratigrafia arqueológica. No estudo de caso do sítio arqueológico Santana X, localizado em Lagoa Nova, Rio Grande do Norte, investigou-se como agentes culturais e naturais atuaram na formação dos depósitos arqueológicos. Objetivou-se identificar e caracterizar os fatores formativos e transformativos de dois depósitos vestigiais presentes nos pisos de ocupação das Manchas I e II. Nos resultados obtidos a partir das análises dos processos de formação dos depósitos vestigiais DV-3 e DV-6, considerou-se que no primeiro caso, trata-se de possíveis áreas de atividades de abandono e, no segundo, de espaços destinados à práticas de descarte secundário. Aplicou-se nesse estudo, métodos de escavação arqueológica, técnicas de análises macroscópicas de amostras de mão, técnicas de análises granulométricas e de coloração, e micromorfologia de solos, para identificar sedimentos arqueológicos e seus depósitos. Utilizou-se na obtenção de cronologia, para o contexto arqueológico das Manchas I e II, o método de datação absoluta por Espectrometria de Massa com Aceleradores. Concluiu-se que os processos envolvidos na configuração do registro arqueológico do sítio Santana X, resultou de ações ambientais facilitadas por dinâmicas antrópicas, em um mix integrado de processos pós deposicionais, onde agentes culturais e naturais específicos atuaram de forma paralela e constante na formação de microcontextos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35231
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Arqueologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Sabrina Alves de Melo.pdf4,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons