Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3517
Título: Usos e territórios do espaço livre público: o caso da "Praça Deodoro" em São Luís - MA
Autor(es): Garreto Borges, Débora
Palavras-chave: Espaço livre público; Praça-uso; Arquitetura-urbanismo
Data do documento: 2005
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Garreto Borges, Débora; Rita Sá Carneiro Ribeiro, Ana. Usos e territórios do espaço livre público: o caso da "Praça Deodoro" em São Luís - MA. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Resumo: Este trabalho objetiva compreender as transformações socioespaciais que o uso imprime nas praças, a partir do estudo de caso da Praça de Deodoro em São Luís MA. A Praça Deodoro é um dos espaços livres públicos mais populares da área central da cidade, caracterizada como local de comércio e de passagem, por ser intensamente usada pelo comércio informal e como ponto de parada de ônibus. Baseando-se no método de leitura da imagem de uma área urbana, realizou-se a leitura do cotidiano da praça, tendo como enfoque os usos ali realizados a partir da identificação de territórios. Constatou-se que, embora sendo intensamente utilizada como local de comércio e passagem, a praça revela-se pelo uso, como um instrumento em potencial para o reordenamento de atividades diárias, o que aponta para sua futura apropriação. Com este estudo, pretende-se contribuir para a elaboração de projetos paisagísticos para praças, dentro de uma concepção de planejamento que considera a relevância da dimensão da vida cotidiana
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3517
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5407_1.pdf2,65 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.