Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3512
Título: Sexo, mentiras e HQ: representação e autorepresentação das mulheres nas Histórias em Quadrinhos
Autor(es): Ferreira Dantas, Daiany
Palavras-chave: Histórias em quadrinhos;Representações;Estereótipos;Feminismo;Mulheres
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Ferreira Dantas, Daiany; Freire Prysthon, Ângela. Sexo, mentiras e HQ: representação e autorepresentação das mulheres nas Histórias em Quadrinhos. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: Este trabalho analisa a produção cultural de mulheres cartunistas, enfocando a sua inserção no cenário da indústria das Histórias em Quadrinhos, os diferentes contextos históricos em que atuam e a forma como representam personagens femininas, levando em conta a tendência à estereotipia presente neste campo da cultura de massas. Para isso, considera a obra de duas cartunistas, a brasileira Marguerita Fahrer e a argentina Maitena Burundarena, propondo que o seu discurso do corpo, pautado no conceito de humor grotesco e na autoironia, pode servir como estratégia de afirmação de suas subjetividades e construção performativa da identidade feminina
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3512
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo4762_1.pdf2,98 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.