Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3506
Título: Turismo em cidades litorâneas e seus impactos ambientais urbanos: o caso de Porto de Galinhas, PE
Autor(es): Lira dos Anjos, Kainara
Palavras-chave: Meio ambiente urbano; Turismo; Uso e ocupação do solo
Data do documento: 2005
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Lira dos Anjos, Kainara; de Fátima Ribeiro de Gusmão Furtado, Maria. Turismo em cidades litorâneas e seus impactos ambientais urbanos: o caso de Porto de Galinhas, PE. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Resumo: Na atualidade, as atividades relacionadas ao lazer estão sendo valorizadas como necessidade básica das pessoas, em função das tensões e do ritmo intenso com que se vive nos centros urbanos. No contexto da expansão do turismo enquanto atividade econômica, o litoral se torna um dos principais destinos na busca pelo lazer, passando a ser percebido como o espaço por excelência para o desenvolvimento desta atividade. No caso de Pernambuco, esse processo se traduziu na anexação e ocupação de vastas extensões de áreas da orla marítima, na forma de parcelamentos urbanos para fins de lazer, apresentando um quadro de graves distorções, em função da expulsão de seus habitantes e da contínua destruição do meio ambiente natural e da paisagem. Sendo assim, este trabalho tem como tema a expansão da atividade turística em cidades litorâneas brasileiras e seus impactos ambientais no meio urbano, tendo como área de estudo, Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, Região Metropolitana de Recife/PE. Visa identificar e caracterizar as relações entre as alterações no uso e ocupação do solo urbano decorrentes da expansão das atividades turísticas e seus impactos ambientais, nas três últimas décadas. Porto de Galinhas sintetiza as contradições do turismo: ao mesmo tempo em que a atividade é apontada como a estratégia mais viável para a promoção do desenvolvimento local, a sua expansão, sem o devido planejamento e ordenamento, desperta a atenção para os problemas ambientais resultantes deste processo
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3506
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5403_1.pdf7,18 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.