Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34821

Compartilhe esta página

Título: Avaliação de Usabilidade: Uma Análise dos Módulos de Detalhamento Discente e de Grade de Ofertas do Sistema SIG@ - UFPE.
Autor(es): Alcântara, Rebeka Milena de Lima Andrade
Palavras-chave: Usabilidade; Avaliação de Usabilidade; Encontrabilidade de informação; Sistemas de Informação; Análise de Tarefa; Avaliação heurística; SUS - System Usability Scale
Data do documento: 25-Set-2013
Abstract: Vivemos numa época marcada pela globalização onde tudo acontece em fração de segundos. A cada minuto nos deparamos com o surgimento de novos sistemas máquinas softwares e interfaces que nos expõem a novas maneiras de lidar com a informação. Atualmente, praticamente todas as nossas atividades cotidianas estão ligadas ao meio virtual. Desse modo, por dependermos tanto de todos esses apetrechos tecnológicos e vivermos num mundo onde as respostas devem ser dadas em fração de segundos precisamos que as ferramentas virtuais estejam bem organizadas e estruturadas. É baseado nesse contexto que o presente trabalho foi desenvolvido. O objetivo foi realizar uma análise de usabilidade utilizando como objeto de estudo o Sistema de Informações e Gestão Acadêmica (SIGA) da Universidade Federal de Pernambuco na tentativa de encontrar suas principais falhas. Para isso nós utilizamos três vertentes: a avaliação heurística (tomando como base nas heurísticas de Nielsen) como o objetivo de avaliar a coesão dos elementos do sistema tendo em vista a proposta de cada heurística; a análise de tarefa incluindo o KLM visando realizar o mapeamento das tarefas a fim de mensurar a quantidade de clicks e o tempo para o usuário leva para terminar cada tarefa; a aplicação de questionário SUS (System Usability Scale) objetivando captar as impressões do usuário sobre o sistema a fim de identificar os principais pontos falhos do mesmo. Após as análises, pudemos observar algumas disfunções de usabilidade no sistema tendo em vista os dois módulos analisados (módulo de detalhamento do discente e grade de ofertas), entretanto, foi notório que o módulo que apresenta uma maior quantidade de falhas é o módulo de grade de ofertas apresentando os maiores resultados negativos tendo em vista as três análises realizadas (avaliação heurística, análise de tarefa – KLM, e aplicação de questionário SUS).
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34821
Aparece nas coleções:TCC - Gestão da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rebeka Milena de Lima Andrade Alcântara.pdf2,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons