Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34817

Compartilhe esta página

Título: Construção de Estratégia Metodológica para a Geração de Indicadores Científicos do Estado de Pernambuco em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu a Partir da Plataforma Lattes do CNPq
Autor(es): Sobral, Natanael Vitor
Palavras-chave: Indicadores Científicos; Produção Científica; Programas de Pós-Graduação; Estratégia Metodológica
Data do documento: 26-Fev-2013
Abstract: Propõe uma estratégia metodológica para a geração de indicadores científicos do Estado de Pernambuco sobre os programas de pós-graduação stricto sensu (PPGs) a partir da utilização de dados contidos na Plataforma Lattes do CNPq e fontes documentais de avaliação em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), tais como, o Caderno de Indicadores da CAPES. A abordagem utilizada foi a qualiquantitativa, utilizando técnicas de pesquisa bibliográfica, descrição de processos e análise de redes sociais sob a ótica da Cientometria, que visa medir o progresso científico utilizando-se de critérios quantitativos. Para o processo de validação metodológica foi utilizado o programa de pós-graduação stricto sensu em Saúde Coletiva do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fiocruz-PE. Os principais resultados encontrados descrevem um conjunto de procedimentos metodológicos que permitem a geração de indicadores científicos no estado de Pernambuco a partir de dois caminhos, o primeiro corresponde a um processo automático, e o segundo refere-se a uma estratégia manual, porém, ambos podem ser importantes no processo de geração de indicadores científicos úteis às avaliações científicas realizadas internamente pelos PPGs e externamente pelos órgãos reguladores em CT&I.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34817
Aparece nas coleções:TCC - Gestão da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Natanael Vitor Sobral.pdf603,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons