Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34817
Compartilhe esta página
Title: | Construção de Estratégia Metodológica para a Geração de Indicadores Científicos do Estado de Pernambuco em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu a Partir da Plataforma Lattes do CNPq |
Authors: | Sobral, Natanael Vitor |
Keywords: | Indicadores Científicos; Produção Científica; Programas de Pós-Graduação; Estratégia Metodológica |
Issue Date: | 26-Feb-2013 |
Abstract: | Propõe uma estratégia metodológica para a geração de indicadores científicos do Estado de Pernambuco sobre os programas de pós-graduação stricto sensu (PPGs) a partir da utilização de dados contidos na Plataforma Lattes do CNPq e fontes documentais de avaliação em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), tais como, o Caderno de Indicadores da CAPES. A abordagem utilizada foi a qualiquantitativa, utilizando técnicas de pesquisa bibliográfica, descrição de processos e análise de redes sociais sob a ótica da Cientometria, que visa medir o progresso científico utilizando-se de critérios quantitativos. Para o processo de validação metodológica foi utilizado o programa de pós-graduação stricto sensu em Saúde Coletiva do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fiocruz-PE. Os principais resultados encontrados descrevem um conjunto de procedimentos metodológicos que permitem a geração de indicadores científicos no estado de Pernambuco a partir de dois caminhos, o primeiro corresponde a um processo automático, e o segundo refere-se a uma estratégia manual, porém, ambos podem ser importantes no processo de geração de indicadores científicos úteis às avaliações científicas realizadas internamente pelos PPGs e externamente pelos órgãos reguladores em CT&I. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34817 |
Appears in Collections: | TCC - Gestão da Informação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Natanael Vitor Sobral.pdf | 603,12 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License