Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3476
Título: O ciberespaço público: a virtualização do espaço público nos projetos da cidade digital
Autor(es): Maria de Vasconcelos Leite, Julieta
Palavras-chave: Desenvolvimento Urbano; Espaço Público; Cidade Digital; Espaço Público; Virtual
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Maria de Vasconcelos Leite, Julieta; Mendes Zancheti, Silvio. O ciberespaço público: a virtualização do espaço público nos projetos da cidade digital. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: A representação de estruturas urbanas, seja por meio de metáforas ou por analogia aos elementos e funções das cidades, tem sido a principal forma de elaboração dos projetos de cidades digitais, caracterizadas por reunir pessoas e instituições conectadas via rede de computadores, tendo como referência uma cidade real. A partir de 1990 se verifica uma quantidade significativa de exemplos de CDs, concentrada na Europa, Estados Unidos e no Japão, nas quais se observavam variados propósitos. Esta dissertação procura identificar como alguns projetos de cidades digitais permitiram a elaboração de novas alternativas de organização da vida coletiva e de representação da coletividade no ciberespaço, por meio dos elementos que estruturam o espaço público. Para tanto, procede com uma identificação conceitual das estruturas que caracterizam o Espaço Público e a Cidade Digital e com uma análise de doze projetos de cidades digitais. Os resultados deste estudo são apresentados numa matriz-síntese que reúne um conjunto de cinco propósitos associados a quinze características que definem o Espaço Público Virtual e que indica, de modo comparativo, os casos que melhor respondem a sua caracterização. Este estudo vem a favorecer o conhecimento e a compreensão dos processos e fatores de socialização nas redes de comunicação, que se fazem presentes de maneira cotidiana na dinâmica da cidade. Contribui também para revelar a importância do desenvolvimento de um projeto para a cidade digital que permita a construção de uma boa rede de comunicação e de novas possibilidades de desenvolvimento local para as cidades nos dias de hoje
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3476
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5372_1.pdf2,71 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.