Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3474
Título: O fenômeno rádio mulher : comunicação e gênero nas ondas de rádio
Autor(es): VELOSO, Ana Maria da Conceição
Palavras-chave: Rádio; Mulheres; Comunicação; Comunicação de massa
Data do documento: 2005
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Maria da Conceição Veloso, Ana; Anastácio Momesso, Luiz. O fenômeno rádio mulher : comunicação e gênero nas ondas de rádio. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Resumo: O presente trabalho discute as mudanças socioculturais em curso na Zona da Mata Sul de Pernambuco, que tem o movimento de mulheres como um dos seus principais sujeitos políticos. Trata-se de um estudo inédito de recepção dos conteúdos veiculados pelo programa Rádio Mulher, produzido e apresentado por mulheres organizadas da região, em parceria com a ONG Centro das Mulheres do Cabo, que vem se consolidando como um aliado na divulgação do discurso feminista pela igualdade nas relações de gênero em um contexto machista e patriarcal. A pesquisa se dedica a analisar a proximidade entre a produção e a recepção do programa pelas líderes dos grupos de mulheres e integrantes do seu conselho de programação, identificando, ainda, que a apropriação técnica do rádio vem favorecendo o resgate da cultura oral feminina. O estudo busca também interpretar o uso das informações emitidas pelo Rádio Mulher pelo público ouvinte, bem como investiga as contradições existentes na prática política das militantes locais, que reconhecem a importância do feminismo, mas ainda têm dificuldades em incorporar bandeiras históricas como a legalização do aborto e a livre orientação sexual. Com as entrevistas e a observação do cotidiano dos grupos e da produção do Rádio Mulher, conclui-se que as mulheres da Mata Sul compreendem a comunicação como um campo de ação política e uma estratégia de luta contra a subordinação a que historicamente foram submetidas
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3474
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo4726_1.pdf773,56 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.