Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3473
Título: Avaliação termoanalítica do sulfato de indinavir e de suas preparações farmacêuticas
Autor(es): Coutinho Lordão, Danielle
Palavras-chave: Estudo termoanalítico;Sulfato de indinavir;Medicamentos anti-retrovirais
Data do documento: 2005
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Coutinho Lordão, Danielle; Muniz de Albuquerque, Miracy. Avaliação termoanalítica do sulfato de indinavir e de suas preparações farmacêuticas. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Resumo: O vírus da imunodeficiência humana (HIV) e a síndrome da imunodeficiência humana adquirida (AIDS) são um dos problemas de saúde mais complexos do século 21, sendo responsável por aproximadamente 11,3 milhões de mortes desde o início desta pandemia. Estima-se que 600 mil indivíduos de 15 a 49 anos estão vivendo com HIV/AIDS no Brasil. A partir de 1996, ficou garantida a distribuição gratuita de medicamentos aos portadores do HIV e doentes com AIDS, através do Sistema Único de Saúde SUS. A relação de medicamentos antiretrovirais do SUS inclui 16 medicamentos. O sulfato de indinavir é um fármaco anti-retroviral pertencente à classe dos inibidores de protease, utilizado no tratamento de infecções por HIV. Tem sido amplamente utilizado associado a outros anti-retrovirais inibidores de tanscriptase reversa ou outros inibidores de protease. Devido à sua importância no atual programa público de atendimento a pacientes infectados pelo HIV e aqueles com AIDS, há a necessidade do desenvolvimento de formas farmacêuticas mais seguras e eficazes, assim como de métodos destinados ao controle de qualidade desta série de medicamentos. Deste modo, o objetivo deste trabalho foi aplicar as técnicas termoanalíticas (calorimetria exploratória diferencial, termogravimetria e termogravimetria derivada), complementadas por técnicas de difração de raios X (DRX), análise elementar e espectrometria de absorção na região do infravermelho (IV), visando à caracterização térmica das matérias-primas de sulfato de indinavir; a avaliação termoanalítica da compatibilidade entre o sulfato de indinavir e excipientes utilizados em formulações farmacêuticas; a avaliação dos produtos intermediários sólidos provenientes da decomposição térmica deste fármaco; a determinação de parâmetros cinéticos de algumas cápsulas de sulfato de indinavir e o estudo térmico comparativo entre produtos comercializados por diferentes laboratórios
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3473
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciências Farmacêuticas

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6097_1.pdf1,35 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.