Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34707

Compartilhe esta página

Título: A formação da prática estratégica em um restaurante sob a perspectiva da teoria do posicionamento e da visão baseada em recursos.
Autor(es): BELO, Hélder Nunes Ferraz
Palavras-chave: Planejamento estratégico; Inteligência competitiva (Administração); Marca registrada
Data do documento: 30-Out-2012
Citação: BELO, Hélder Nunes Ferraz. A formação da prática estratégica em um restaurante sob a perspectiva da teoria do posicionamento e da visão baseada em recursos. Caruaru: O Autor, 2012.
Abstract: Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de analisar a formação de práticas estratégicas, através de um estudo de caso, em um restaurante localizado na cidade de Caruaru, região agreste do estado de Pernambuco, de acordo com as perspectivas teóricas do posicionamento e da visão baseada nos recursos. Foi realizada uma pesquisa qualitativa para fim exploratóriodescritivo e a entrevista baseou-se em um roteiro semiestruturado. Análise dos dados da entrevista foi realizada a partir da definição e arranjo das categorias analíticas de Merriam (1998). Seguindo a proposta de Mattos (2005), foi feita uma análise do contexto pragmático do diálogo, o destaque dos principais pontos da entrevista, identificação do significado nuclear da fala do entrevistado e os significados implícitos no seu discurso e na sua prática. Enfim, foi desenvolvida uma “matriz de consolidação” das falas, no intuito de promover uma visualização dos conjuntos das respostas e aproximar os relatos, as opiniões e as atitudes do entrevistado. A elaboração da estratégia é entendida como tipicamente fragmentada, evolucionária e largamente intuitiva, um processo artesanal em que os gestores interagem para moldar a empresa no contexto em que se inscreve, construindo socialmente novos padrões de atividades. A vantagem competitiva da empresa é despontada não apenas pelos elementos identificados isoladamente, mas o arranjo da combinação desses elementos, tais quais os recursos humanos e suas habilidades, conhecimentos, capacidades e técnicas; dos processos; da influência do mercado através da participação dos clientes e concorrentes que exercem pressão para a constante adaptação, evolução e inovação da empresa. A combinação desses elementos permite à empresa construir, explorar e sustentar a vantagem competitiva no mercado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34707
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BELO, Hélder Nunes Ferraz.pdf390,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons