Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3464
Título: Mapas Cognitivos: Uma Aplicação para o Planejamento Turístico
Autor(es): NASCIMENTO, Kyara Nóbrega Fabião do
Palavras-chave: Mapas cognitivo;Base de dados espaciais;Documentos cartográficos;Planejamento turístico
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Nóbrega Fabião do Nascimento, Kyara; Antunes Correia Marques de Sá, Lucilene. Mapas Cognitivos: Uma Aplicação para o Planejamento Turístico. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologia da Geoinformação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: O entendimento da realidade para representá-la em documentos cartográficos é fundamental para a elaboração da Base de Dados Espaciais. A pesquisa desenvolvida surgiu da necessidade de abstrair o mundo real de forma organizada e estruturada para elaboração dos documentos cartográficos. O objetivo da pesquisa foi investigar a utilização de mapas cognitivos na fase da Abstração do Mundo Real para a construção de documentos cartográficos no planejamento turístico, apresentando os procedimentos para a construção, identificando e discutindo as variáveis relevantes para a geração da Base de Dados Espaciais. Para demonstrar a metodologia aplicada foi desenvolvido o mapa cognitivo causal para o planejamento turístico do município do Conde, Paraíba, em programa computacional específico, considerando os dados documentais e entrevistas
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3464
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo523_1.pdf2,26 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.