Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34638

Share on

Title: A mulher, a casa e o jardim: itinerário poético de Guita Charifker
Authors: CUNHA, Xavana Celesnah Rodrigues de Miranda
Keywords: Guita Charifker; História da arte; Pintura no Brasil; Aquarela brasileira
Issue Date: 30-May-2018
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Esta pesquisa tem o intuito de contribuir para o estudo da História da Arte em Pernambuco, através da análise da obra da pintora Guita Charifker, elucidando a importância de seu trabalho no contexto artístico pernambucano. Também abrange reflexões sobre alguns momentos marcantes para o desenvolvimento das Artes Visuais em Pernambuco, como o Atelier Coletivo da década de 50, o Movimento da Ribeira, na década de 60 e a Oficina Guaianases de Gravura. Todos esses eventos fizeram parte da trajetória da artista, consolidando seu desenvolvimento profissional. Guita seguiu o rumo de uma artista independente, muitas vezes autodidata e que escolheu seguir uma vida com ênfase na liberdade, deixando em segundo plano o cotidiano familiar nos moldes tradicionais. Da sua trajetória de vida, focamos nos marcos para a carreira, buscando conectar os momentos por ela vividos com a sua produção artística. Da obra, percebemos temas recorrentes como seres híbridos, gosto pela paisagem e pela natureza dos jardins, que aqui serão abordados como símbolos para uma reflexão sobre seus possíveis significados.
Description: CUNHA, Xavana Celesnah Rodrigues de Miranda, também é conhecida em citações bibliográficas por: CELESNAH, Xavana; LIMA JÚNIOR, Carlos Newton de Souza, também é conhecido em citações bibliográficas por: NEWTON JÚNIOR, Carlos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34638
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Xavana Celesnah Rodrigues de Miranda Cunha.pdf8,28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons