Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3463
Title: A imprensa na era Weblog
Authors: BARBOSA, Diana Maria de Moura
Keywords: Comunicação;Imprensa;Weblog;Internet
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Maria de Moura Barbosa, Diana; Carneiro da Cunha Filho, Paulo. A imprensa na era Weblog. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Abstract: Os weblogs, páginas pessoais de acesso gratuito para postagem de texto na internet, surgiram em 1999 e chamaram a atenção do público a partir de 2000, ganhando força depois da divulgação, em alguns blogs, dos episódios do 11 de Setembro, nos Estados Unidos. Desde então, só tem crescido a adesão a esse tipo de ferramenta digital. Seu sucesso parece estar relacionado tanto a fatores tecnológicos quanto culturais ou, mais provavelmente, aos dois aspectos conjugados, acelerando o processo de abertura do pólo de emissão comunicacional, que deixou de ser ocupado exclusivamente por uns poucos detentores de canais midiáticos convencionais e passou para a mão de internautas comuns, cidadãos sem vínculos institucionais com os grandes meios de comunicação. Essa mudança abre espaço dentro da mídia online para que se produza um jornalismo não-institucionalizado, solto dos padrões da grande imprensa, passando a criar um produto que tem potencial para tornar-se uma espécie de jornalismo alternativo de grande alcance. Alternativo porque não estaria atrelado aos veículos tradicionais, de longo alcance porque estaria disponibilizado num meio público, como a internet. Surgem, assim, os weblogs jornalísticos: meios híbridos, entre a prática convencional do jornalismo e o blogging. Esse trabalho procura apontar o estágio atual da discussão que envolve a aproximação do blogging com o jornalismo e evidenciar de que maneiras os blogs se relacionam com o jornalismo, tais como: fonte jornalística, espaço crítico em relação à mídia, complemento do trabalho jornalístico realizado por profissionais do setor, parte integrante da oferta de produtos de jornais e revistas online ou, por fim, como parte do projeto editorial de jornais, a exemplo do que acontece no The Guardian. Essa dissertação analisa, então, esses momentos em que blogging e jornalismo se encontram
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3463
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo4718_1.pdf927.6 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.