Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3463
Título: A imprensa na era Weblog
Autor(es): BARBOSA, Diana Maria de Moura
Palavras-chave: Comunicação; Imprensa; Weblog; Internet
Data do documento: 2005
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Maria de Moura Barbosa, Diana; Carneiro da Cunha Filho, Paulo. A imprensa na era Weblog. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Resumo: Os weblogs, páginas pessoais de acesso gratuito para postagem de texto na internet, surgiram em 1999 e chamaram a atenção do público a partir de 2000, ganhando força depois da divulgação, em alguns blogs, dos episódios do 11 de Setembro, nos Estados Unidos. Desde então, só tem crescido a adesão a esse tipo de ferramenta digital. Seu sucesso parece estar relacionado tanto a fatores tecnológicos quanto culturais ou, mais provavelmente, aos dois aspectos conjugados, acelerando o processo de abertura do pólo de emissão comunicacional, que deixou de ser ocupado exclusivamente por uns poucos detentores de canais midiáticos convencionais e passou para a mão de internautas comuns, cidadãos sem vínculos institucionais com os grandes meios de comunicação. Essa mudança abre espaço dentro da mídia online para que se produza um jornalismo não-institucionalizado, solto dos padrões da grande imprensa, passando a criar um produto que tem potencial para tornar-se uma espécie de jornalismo alternativo de grande alcance. Alternativo porque não estaria atrelado aos veículos tradicionais, de longo alcance porque estaria disponibilizado num meio público, como a internet. Surgem, assim, os weblogs jornalísticos: meios híbridos, entre a prática convencional do jornalismo e o blogging. Esse trabalho procura apontar o estágio atual da discussão que envolve a aproximação do blogging com o jornalismo e evidenciar de que maneiras os blogs se relacionam com o jornalismo, tais como: fonte jornalística, espaço crítico em relação à mídia, complemento do trabalho jornalístico realizado por profissionais do setor, parte integrante da oferta de produtos de jornais e revistas online ou, por fim, como parte do projeto editorial de jornais, a exemplo do que acontece no The Guardian. Essa dissertação analisa, então, esses momentos em que blogging e jornalismo se encontram
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3463
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo4718_1.pdf927,6 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.