Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3462
Título: Discussão sobre a Definição Dimensional em Apartamentos: Contribuição à Ergonomia do Ambiente Construído
Autor(es): COSTA FILHO, Lourival Lopes
Palavras-chave: Ergonomia do ambiente construído;Dimensionamento habitacional;Apartamentos;Ambientes eficazes
Data do documento: 2005
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Lopes Costa Filho, Lourival; Bezerra Martins, Laura. Discussão sobre a Definição Dimensional em Apartamentos: Contribuição à Ergonomia do Ambiente Construído. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo o dimensionamento em apartamentos e objetiva questionar construtores e arquitetos sobre a definição dimensional para analisar os dados obtidos a partir dos princípios da ergonomia. Investiga-se, especificamente, quais são os dados determinantes para essa definição e a visão dos agentes citados sobre as necessidades reais dos usuários no espaço habitacional. A pesquisa tomou como base uma análise ergonômica anteriormente desenvolvida em parceria, pelo autor, aplicada às atividades dos moradores em um apartamento compacto, como base para formular a atual abordagem exploratória com construtores e arquitetos envolvidos na produção de apartamentos em torno de 70m² de área privativa, na Região Metropolitana do Recife. Os resultados obtidos mostraram que, atualmente, é a capacidade de aquisição do mercado quem determina o dimensionamento global de um apartamento, enquanto o dimensionamento dos ambientes internos é definido pelos arquitetos através de uma abordagem tácita, priorizando os conhecimentos da prática profissional, seguido das funções dos ambientes e seu mobiliário específico. Apurou-se, também, que as necessidades reais dos usuários são compreendidas pelos construtores pelo prisma da possibilidade de aquisição do imóvel, pelo cliente, obedecendo às características do imóvel desejado pela população, nas pesquisas de mercado. Quanto aos arquitetos, estes consideram-nas hipoteticamente, baseando-se naquilo que eles julgam ser importante para a demanda. Pelo exposto, espera-se contribuir com conhecimentos para a Ergonomia do Ambiente Construído, a partir da discussão de parâmetros dimensionais
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3462
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo4422_1.pdf2,88 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.