Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34615
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | COUTINHO, Roberto Quental | - |
dc.contributor.author | ANJOS, Wezio Lisboa Sousa dos | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-15T16:10:35Z | - |
dc.date.available | 2019-10-15T16:10:35Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-14 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34615 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa visa apresentar um estudo geotécnico do comportamento do aterro rodoviário reforçado e executado em etapas (sobre drenos verticais), proveniente da Obra de Duplicação da BR-101/ PE, lote 6, assente sobre os solos aluviais e flúvio-lagunares da região urbana da cidade de Goiana, em Pernambuco. Tal obra foi executada pelo 3º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército Brasileiro a cargo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O perfil geotécnico do terreno de fundação apresentou nível d’água próximo da superfície, sua estratigrafia é basicamente composta por 3,78 m de argila siltosa de consistência mole a média, seguido por 13,77 m de argila siltosa mole a muito mole, e 3,0 m de uma camada que varia de argila siltosa rija/dura a uma camada arenosa medianamente compacta. A partir das análises de investigação geotécnica verificou-se o grau de amolgamento das amostras coletadas, sendo utilizados os métodos de Oliveira (2002) e Schmertmann (1955) com o objetivo de reproduzir as condições de amostras de boa qualidade, bem como a correção de Bjerrum (1973) para definição do perfil de resistência do depósito. Então, a análise destes dados juntamente com as informações previamente definidas em projeto (geometria da seção do aterro e método construtivo), forneceram os subsídios necessários para análise de deformabilidade com a previsão de recalques com a evolução do tempo, considerando a drenagem combinada e o efeito de submersão do aterro, de acordo com as hipóteses de cálculo consideradas. O problema foi modelado numericamente pelo Método das Diferenças Finitas com uso do software SETTLE 3D – Rocscience, o qual permitiu estimar os recalques devido ao adensamento primário concordante aos deslocamentos monitorados, como também extrapolar para a situação de operação da rodovia. Foram realizadas análises das condições de estabilidade interna, de fundação e global. Sendo esta última análise realizada pelo Método de Equilíbrio Limite, por meio do software SLIDE – Rocscience. Nestas análises foi considerado o ganho de resistência ao cisalhamento não drenada cujo efeito está associado à construção em etapas sobre drenos verticais A participação do geossintético foi estimada segundo a retroanálise do aterro construído, para isso, foi realizada a modelagem numérica pelo Método dos Elementos Finitos considerando o Estado Plano de Deformação por meio do software Plaxis v. 8.2. As análises de estabilidade demonstraram fatores de segurança abaixo do recomendado pelas normas e literatura técnica. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.subject | Aterro rodoviário | pt_BR |
dc.subject | Parâmetros | pt_BR |
dc.subject | Análise de deformabilidade | pt_BR |
dc.subject | Análise de estabilidade | pt_BR |
dc.title | Análise de comportamento de aterro sobre solos moles – caso do aterro rodoviário da BR-101 Goiana-PE | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4284485021533177 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3333925962323676 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research intends to present a geotechnical study of the behavior of the reinforced highway embankment and executed in stages (on vertical drains), from Duplication Work of the BR-101 / PE, lot 6, supported on soils the alluvial and fluvio-lagoon soils in the urban region of the city of Goiana in Pernambuco. This work was carried out by the 3rd Battalion of Construction Engineering of the Brazilian Army in charge of the National Department of Transport Infrastructure (DNIT). The geotechnical profile of the foundation site presented a water level near the surface, its stratigraphy is basically composed of 3.78 m of silty clay soft to medium consistency, followed by 13.77 m of silty clay soft to very soft, and 3.0 m of a layer ranging from hard silty clay to a moderately compact sandy layer. From the geotechnical analyses, the degree of disturbance of the samples collected was verified, using the method of Oliveira (2002) and Schmertmann (1955) to reproduce the conditions of samples of good quality, as well as the correction of Bjerrum (1973) for a definition of the deposit resistance profile. Then, the analysis of these data together with the information previously defined in the project (embankment section geometry and construction method), provided the subsidies necessary for deformability analysis with predictions of the time evolution, considering the combined drainage and submersion effect of the embankment, according to the calculation hypotheses considered. The problem was numerically modeled by the Finite Differences Method with the use of the SETTLE 3D software - Rocscience, which allowed to estimate the settlements due to the primary consolidation concordant to the monitored displacements, as well as to extrapolate to the operation situation of the highway. Analyzes of internal, foundation and global stability conditions were performed. The latter analysis was performed by the Limit Equilibrium Method, using SLIDE - Rocscience software. In these analyzes was considered the gain of resistance to non-drained shear whose effect is associated with the construction in stages on vertical drains. The geosynthetic participation was estimated according to the back-analyses of the built-up embankment, for this, numerical modeling was performed by the Finite Element Method considering the Plane State of Strain using the software Plaxis v. 8.2. The stability analyses demonstrated safety factors below those recommended by the standards and technical literature. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Wezio Lisboa Sousa dos Anjos.pdf | 5,88 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons