Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3455
Título: A estética do Brega : cultura de consumo e o corpo nas periferias do Recife
Autor(es): Israel Fontanella, Fernando
Palavras-chave: Comunicação; Cultura; Brega; Estética
Data do documento: 2005
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Israel Fontanella, Fernando; Freire Prysthon, Ângela. A estética do Brega : cultura de consumo e o corpo nas periferias do Recife. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Resumo: A dissertação busca delinear a estética do Brega na região metropolitana do Recife, derivada de um mercado cultural paralelo surgido nas periferias e que agora ganha exposição nos meios de comunicação massivos, no contexto de uma descoberta das camadas de menor poder aquisitivo da população como novos e importantes segmentos de consumidores. Nesse esforço, o Brega (ou Brega Pop) é identificado como uma estratégia de negociação através da qual grupos suburbanos tentam uma inserção, mesmo que limitada, na cultura de consumo, na qual normalmente são apagados. Trabalhando com os princípios apontados por Mikhail Bakhtin e por Friedrich Nietzsche de oposição entre uma cultura popular e carnavalesca (ou dionisíaca), que abre o corpo para o mundo, e um cânone cultural e corporal que o torna fechado, o trabalho identificará uma continuidade relativa dessas relações nos novos cânones corporais da cultura de consumo e na sensibilidade das populações urbanas periféricas. Essa oposição, que é usada dentro do sistema de valores do capitalismo tardio para promover diferenças geradoras de consumo, também gera pressões que precisam ser mediada dentro do campo da cultura. Assim, uma sensibilidade híbrida como o Brega, que une as formas propagadas pelas indústrias culturais e a relação carnavalesca com o corpo, deve ser vista como um ponto de convergência essencial para o entendimento do processo de assimilação da população suburbana do Recife no mundo do consumo
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3455
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo4711_1.pdf1,2 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.