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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34528
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Título : | Avaliação da aprendizagem na educação online : construindo elementos para um avaliar interativo-mediador |
Autor : | ARAÚJO, Renata Kelly de Souza |
Palabras clave : | Ensino à distância; Aprendizagem - Avaliação; Mediação pedagógica; UFPE - Pós-graduação |
Fecha de publicación : | 27-may-2019 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | A presente pesquisa tem como eixo de discussão a avaliação da aprendizagem no cenário educativo online e objetiva analisar como cursos com propostas de Educação Online concretizam a avaliação da aprendizagem. Estamos imersos na Sociedade em Rede, a qual traz novas configurações em todas as instâncias da sociedade e também a emergência de uma modalidade educativa, a Educação Online. Apesar das possibilidades de interatividade e interfaces disponíveis no ciberespaço que favorecem um processo educativo significativo com criação e cocriação, a avaliação da aprendizagem online se constitui como um desafio, pois as práticas existentes são engessadas e embasadas no paradigma educativo instrucional. A avaliação da aprendizagem online, sendo um campo que permanece em construção do ponto de vista teórico e prático, desafia o próprio significar da Educação Online, uma vez que o aluno pode se desmotivar à autoria e coautoria em rede, dependendo da forma como ela é concebida e concretizada. A presente tese tem como desafio buscar indicadores que direcionem o processo avaliativo de cursos que têm proposta de Educação Online, e neste sentido consideram o processo avaliativo imbricado com o processo educativo, sendo a interatividade e mediação pedagógica elementos presentes e indissociáveis. Como base teórica fundamentaremos o processo avaliativo a partir do conceito de Interatividade, proposto por Silva (2014b) e Primo (2008); de Mediação Pedagógica Online em Vigotski (2008, 2015), Gutierrez e Pietro (1994), Masetto (2017), Sá e Silva (2013), Sá (2011), D´avila (2013) e de Avaliação da Aprendizagem Online em Hoffmann (2014a), Pereira, Oliveira e Amante (2015). Do ponto de vista metodológico, realizamos um estudo de casos múltiplos, sendo um no curso de Mestrado de Pedagogia do Elearning, da Universidade Aberta de Portugal e outro no curso de Licenciatura em Pedagogia online, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Consórcio CEDERJ/UERJ, campos estes escolhidos por sua singularidade no que tange ao fazer avaliativo no online. Buscamos analisar como a avaliação é conceituada e concretizada no intuito de construir elementos que possam orientar a docência online para um avaliar com base na interatividade e na mediação pedagógica. A pesquisa se caracteriza com foco na abordagem qualitativa, sendo quanto aos objetivos de tipologia descritiva e explicativa. No que tange aos procedimentos técnicos se caracteriza como bibliográfica, documental e de campo e tem como instrumentos de coleta de dados a aplicação de entrevistas semiestruturadas com os docentes das disciplinas acompanhadas, e no caso da CEDERJ/UERJ do coordenador da disciplina, e grupo focal com os docentes também deste campo, e aplicação de questionário no formato Google Docs para os discentes, de ambos os campos. Os resultados apontam que nos cursos com propostas ancoradas no olhar da Educação Online a avaliação da aprendizagem tem como bases a interatividade e a mediação pedagógica online, favorecendo um processo com ênfase na aprendizagem efetiva, na construção significativa do conhecimento pelos discentes. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34528 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica |
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