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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34467

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Título: Otimização multi-objetivo para classificação de tráfego de redes
Autor(es): NASCIMENTO, Zuleika Tenório Cavalcanti do
Palavras-chave: Ciência da computação; Otimização; Máquina de aprendizagem
Data do documento: 14-Mar-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A Internet cresce em ritmo acelerado, tanto em volume de tráfego quanto em número de aplicações. Por esta razão, com o intuito de monitorar tais dados, que não somente crescem em volume, mas também em complexidade, esforços na tarefa de classificação de tráfego de redes têm crescido nos últimos anos com o intuito de prover ferramentas capazes que auxiliar na análise de tráfegos de redes com diversos propósitos, tais como, por exemplo, oferecer maior segurança da informação e/ou Qualidade de Serviço (QoS). Muitos métodos de classificação têm sido propostos baseados em inspeção profunda de pacotes (DPI - Deep Packet Inspection), porém tais métodos não possibilitam a análise de tráfego criptografado, além de possuir alto custo computacional e violar a privacidade dos usuários ao inspecionar a carga útil (payload) dos pacotes. O método de classificação baseado em portas não é capaz de lidar com aplicações que utilizam portas aleatórias ou encapsulam tráfego. No entanto, a classificação de tráfego com o auxílio de algoritmos de aprendizagem de máquina está em evidência, apresentando resultados promissores, e sendo capazes de mitigar tais problemas apresentados. Este trabalho tem como objetivo propor um modelo híbrido para classificação de tráfego de redes, denominado Modelo Dividir para Conquistar Multi-Objetivo (MODC - Multi-Objective Divide and Conquer), com o auxílio de algoritmos de aprendizagem de máquina, baseado na estratégia de “dividir para conquistar”, mostrando que esta metodologia melhora consideravelmente os resultados para as métricas de desempenho investigadas. Além disso, propõe otimizar duas importantes métricas para monitoramento de tráfego simultaneamente: a acurácia global em fluxos e a acurácia global em bytes, através do uso de Algoritmos Genéticos Multi-Objetivos (MOGA - Multi-Objective Genetic Algorithms), permitindo que administradores de rede possam ajustar o modelo para priorizar a qualidade de classificação para uma destas métricas, de acordo com particularidades da rede sendo monitorada. Algoritmos tais como o de Máquina de Aprendizagem Extrema (ELM - Extreme Learning Machine) e Mapas Auto-Organizáveis com Crescimento Hierárquico (GHSOM - The Growing Hierarchical Self-Organizing Map) são utilizados na estratégia de “dividir para conquistar”. Os resultados mostraram que a estratégia de dividir um problema complexo em tarefas mais simples e conquistá-los com algoritmos de aprendizagem supervisionada melhorou o desempenho do modelo, e que a utilização do MOGA foi capaz de otimizar simultaneamente duas métricas de desempenho, permitindo a flexibilização do modelo proposto, de acordo com as necessidades da rede sendo monitorada. Além disso, foi apresentada uma variação do modelo com o uso dos Stacked Sparse Autoencoders (SSAE), técnica esta da área de Aprendizagem Profunda (deep learning) que procura gerar uma melhor representação em alto nível do conjunto de dados de entrada, reduzindo sua dimensionalidade e custo computacional. Foi apresentado que os SSAE melhoraram consideravelmente a qualidade do modelo. Experimentos também foram realizados com o MODC com o intuito de realizar comparações com ferramentas de DPI conhecidas, inclusive comerciais, e com um conjunto de algoritmos de aprendizagem de máquina, onde o modelo híbrido proposto mostrou ser superior, para as métricas de desempenho analisadas, quando comparado utilizando conjuntos de dados distintos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34467
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Ciência da Computação

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