Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34453
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Hérica Karina Cavalcanti de | - |
dc.contributor.author | NOVAES, Márcia Guabiraba Moreira Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-10T20:20:37Z | - |
dc.date.available | 2019-10-10T20:20:37Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34453 | - |
dc.description.abstract | A produção textual escrita carrega em seu histórico uma tradição de ensino baseada na cópia e na repetição, tolhendo, dessa maneira, a expressividade e a autoria do aluno na produção de seus textos escritos, algo que reverbera até hoje. Nesse sentido, empreendemos, nesta pesquisa, promover situações em que os alunos se reconheçam como sujeitos-autores, assim como buscamos reconhecer a autoria presente nos textos escritos por eles produzidos. Este trabalho, de caráter qualitativo, realizado por meio de pesquisa-ação, tem como objetivo geral refletir sobre a escrita de microrroteiros produzidos por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, observando, na sua escrita, dados que apontam para a construção de um sujeito-autor, e apresenta como objetivos específicos: a) promover a produção de microrroteiros, a partir de situações de escrita nas quais os alunos se reconheçam como sujeitos-autores; b) identificar, por meio dos recursos linguístico-discursivos, a autoria nos microrroteiros produzidos. Nosso referencial está embasado teoricamente na concepção dialógica de língua, como apresentada por Bakhtin (2011 [1979]), Volóchinov (2017 [1929]); no que diz respeito ao trabalho com a escrita, estamos ancorados nos estudos de Geraldi (1997, 2000, 2009, 2015), Costa Val (2009), Antunes (2003, 2005), entre outros. Para o conceito de autoria, estamos fundamentados em Bakhtin (2011 [1979]) e Possenti (2002). A pesquisa foi realizada com uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Armando da Costa Brito, localizada no município do Ipojuca, região metropolitana do Recife/PE. Os dados foram construídos através de oficinas de microrroteiros e, como metodologia para analisar a autoria nos textos produzidos, utilizamos a perspectiva do paradigma indiciário proposto pelo historiador italiano Carlo Ginzburg (1989). Observamos que, ao refletirem sobre sua vida, seu cotidiano, suas relações sociais e culturais, os alunos são capazes de se reconhecerem como autores dos seus textos escritos e, assim, agirem sobre si e sobre o outro, compreendendo a escrita como prática social. Ao realizarem escolhas linguísticas, discursivas e estilísticas para a produção do texto, já imprimem, neste processo, a autoria. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Produção textual escrita | pt_BR |
dc.subject | Autoria | pt_BR |
dc.subject | Microrroteiros | pt_BR |
dc.title | Autoria nas produções textuais escritas de alunos do 9º ano: ser para escrever, escrever para ser | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8876259440021866 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7078742576743942 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Letras (Profletras) | pt_BR |
dc.description.abstractx | Hay en la historia de la enseñanza de la producción textual escrita una tradición de copia y repetición, conteniendo de esa manera la expresividad y la autoría del alumno en sus producciones escritas, algo que reverbera hasta hoy. En ese sentido, emprendemos, en este trabajo, promover situaciones en las que los alumnos se reconozcan como sujetos-autores, bien como buscamos reconocer la autoría presente en sus textos escritos. Este trabajo, de carácter cualitativo, se realizó a través de investigación-acción y tiene como objetivo general reflexionar sobre la escrita de microguiones producidos por alumnos del 9º año, observando en su escrita datos que apuntan para la construcción de un sujeto-autor y presenta como objetivos específicos: 1) promover la producción de microguiones, a partir de situaciones en las que los alumnos se reconozcan como sujetos-autores; 2) identificar, por medio de recursos lingüístico-discursivos, la autoría. Nos basamos teóricamente en el concepto de lengua dialógica presentado por Bajtín (2011 [1979]), Volóchinov (2017 [1929]); en cuanto al trabajo con la escrita, nos anclamos en los estudios de Geraldi (1997, 2000, 2009, 2015), Costa Val (2009), Antunes (2003, 2005), entre otros. Para el concepto de la autoría, estamos basados en Bajtín (2011 [1979]) y Possenti (2002). La pesquisa fue realizada con un grupo de 9º año de la Escuela Armando da Costa Brito localizada en la ciudad de Ipojuca/PE. Como metodología para la análisis de los textos, usamos la perspectiva del paradigma indicativo propuesto por el historiador italiano Carlo Ginzburg (1989). Observamos que, al reflexionar sobre su vida, su cotidiano, sus relaciones sociales y culturales, los alumnos son capaces de reconocerse como autores de sus textos escritos y, así, actuar sobre sí mismos y sobre el otro, comprendiendo la escrita como práctica social. Al hacer elecciones lingüísticas, discursivas y estilísticas para la producción del texto ya hay, en este proceso, la autoría. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Márcia Guabiraba Moreira Oliveira Novaes.pdf | 4,58 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons