Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3445
Título: Uma abordagem temática e espectral de áreas passiveis à desertificação na região do Seridó-RN/PB
Autor(es): Rejane Oliveira Barros Carvalho Macedo, Márcia
Palavras-chave: Desertificação; Sensoriamento Remoto; Classificação
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Rejane Oliveira Barros Carvalho Macedo, Márcia; da Penha Pachêco, Admilson. Uma abordagem temática e espectral de áreas passiveis à desertificação na região do Seridó-RN/PB. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologia da Geoinformação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: Um dos indicadores da desertificação é a redução da cobertura de plantas perenes. Aliado a essa mudança está à degradação dos solos das áreas com menor cobertura vegetal, sendo possível sua identificação através de dados de sensoriamento remoto. A erosão do solo pela água remove a superfície do solo e expõe as camadas sub-superficiais que conduzem às mudanças em algumas propriedades químicas e físicas do solo, variando com a profundidade. A reflectância do solo é uma propriedade cumulativa que se deriva do comportamento espectral inerente da combinação heterogênea da matéria mineral, orgânica, e fluida que compreende os minerais dos solos. Estudos diversos descreveram as contribuições relativas à reflectância de solos naturais de parâmetros do solo tais como, a matéria orgânica, a umidade do solo, a distribuição de tamanho da partícula, a estrutura do solo, o índice do óxido do ferro, a mineralogia do solo, e o material de origem. Além de existirem poucos levantamentos florestais que cobrem boa parte do bioma, os mesmos utilizaram metodologias diferentes, dificultando assim uma comparação de resultados e avaliação da evolução da cobertura vegetal. Com base nisso, este estudo buscou analisar áreas de risco passíveis à desertificação no semi-árido brasileiro, fazendo uma abordagem conceitual, espacial e espectral do problema, utilizando técnicas de Sensoriamento Remoto numa área denominada Núcleo de Desertificação do Seridó RN/PB
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3445
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5082_1.pdf4,81 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.