Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34425
Compartilhe esta página
Título: | Humor e argumentação em Memes virtuais veiculados por redes sociais digitais |
Autor(es): | SILVA, Eudes Gomes |
Palavras-chave: | Memes; Retórica; Argumentação; Multimodalidade |
Data do documento: | 14-Mar-2019 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | O ser humano se utiliza das diversas linguagens para agir. A junção entre a linguagem verbal e não verbal tem sido, cotidianamente, um instrumento poderosíssimo em que manifestamos nossas intenções, ideias, pensamentos e, então, interagimos e agimos em sociedade. Partindo da hipótese de que os usuários de redes sociais digitais estariam argumentando por meio de Memes como forma de expressar sua criaticidade (criatividade + criticidade) bem humorada, esta dissertação objetiva analisar o Meme em sua dimensão retórica-argumentativa. Isto implica observar quais elementos linguísticos e multimodais são usados para revelar o posicionamento do produtor de Memes. Para dar orientação às análises, recorremos aos estudos da Retórica Clássica de Aristóteles ([340 a.C] 2005) e aos da Nova Retórica desenvolvidos por Perelman (2004), bem como à perspectiva da argumentatividade inerente à língua advogada por Oswald Ducrot (1998). Como os Memes possuem características multimodais, nos valemos das discussões apresentadas em Dionísio (2005; 2007) e Kress e van Leewuen (1996), para entendermos como a multimodalidade contribui na manifestação da intenção dos usuários. Sobre os estudos dos Memes, nos valemos das ideias encontradas em Recuero (2009), Dawkins ([1976] 2007), Blackmore ([1999] 2000) e Dias (et ai. 2015). Tomado como gênero multimodal, nesta pesquisa, defendemos que o Meme se estrutura retórico-argumentativamente, pois permite que seus produtores manifestem críticas, concretizando assim a previsão de Bazerman (2005), para quem todo gênero é uma forma de ação social. Além dos autores e teorias já citadas, esta pesquisa também dialogou com fenômenos da pragmática como a Teoria dos Atos de Fala de Austin (1990) e o Princípio Cooperativo de Grice (1982). A partir de uma amostra ampla, foram escolhidos para compor a amostra restrita 10 exemplares de Memes. Foram analisados aspectos retóricos, linguísticos e multimodais usados pelos produtores para revelar seu posicionamento argumentativo sobre um determinado tema de interesse público. Todos os Memes foram coletados em páginas encontradas em sites de relacionamentos, como Facebook e Instagram. Os resultados da investigação permitem-nos afirmar que produtores de Memes utilizam-se deste gênero multimodal para manifestar não apenas sua insatisfação quanto aos temas problematizados, mas principalmente para revelar seu ponto de vista de forma propositiva, criativa e bem humorada. Estamos convencidos de que o estudo do funcionamento retórico-argumentativo presente no Meme e a explicitação das competências retóricas, linguísticas e multimodais necessárias à sua produção, demonstradas nesta pesquisa, revelam a surpreendente criatividade e criticidade de seus produtores. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34425 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Eudes Gomes da Silva.pdf | 6,43 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons