Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3440
Título: Caminhos cotidianos: limites e possibilidades dos deslocamentos urbanos no Cabo de Santo Agostinho-PE
Autor(es): Penha de Souza, Adriana
Palavras-chave: Patrimônio;Participação popular
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Penha de Souza, Adriana; Cavalcanti de Oliveira, César. Caminhos cotidianos: limites e possibilidades dos deslocamentos urbanos no Cabo de Santo Agostinho-PE. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumo: Neste trabalho tem-se como área de estudo o Município do Cabo de Santo Agostinho - PE, mais precisamente a sede do município (Cabo-sede), que apresenta características peculiares de ocupação do espaço físico e apropriação do espaço urbano. Buscou-se avaliar o nível de influência do sistema viário existente nos deslocamentos e nos níveis de acessibilidade dos usuários à nível local, relacionando a influência das barreiras urbanas identificadas com a forma urbana e os padrões de uso do solo resultantes. Os conceitos oriundos do Planejamento dos Transportes fomentam o discurso para a definição conjunta dos espaços da cidade e a equidade necessária na distribuição do sistema de circulação da cidade, já a Teoria de Sintaxe Espacial foi a ferramenta utilizada para as análises morfológicas inseridas neste trabalho. A necessidade de encontrar soluções ou alternativas para aumentar a mobilidade das pessoas, faz com que se estudem formas com as quais se amplie a gama de critérios utilizados nas decisões que orientam as intervenções urbanas, visando ampliar os padrões de acessibilidade urbana em benefício de todos e todas
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3440
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5345_1.pdf4,27 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.