Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3438
Título: Avaliação de interpoladores para geração de modelo numérico de elevação
Autor(es): AGRA, Maria Carolina da Motta
Palavras-chave: Mapas e Bases de Dados; Análises Espaciais; Avaliação Geoestatística
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Carolina da Motta Agra, Maria; Luiz Portugal, José. Avaliação de interpoladores para geração de modelo numérico de elevação. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologia da Geoinformação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: O Modelo Numérico de Elevação (MNE) pode ser conceituado como qualquer representação numérica de uma superfície física do terreno. Um fato a ser observado diz respeito as possíveis fontes de Erros do MNE, uma vez que esses têm relação direta com a qualidade da superfície a ser estimada. Essas fontes podem ter a seguinte classificação: (i) Erros devidos à idade do dado, a densidade e a distribuição da amostra; (ii) Erros de medição da amostra coletada; (iii) Erros de interpolação, de classificação, de generalização e de truncamento. Sobre essa última fonte, observa-se que qualquer que seja o interpolador empregado, sempre existirá incerteza no ponto estimado. Sendo assim, julga-se pertinente criar procedimentos de avaliação de modelos de interpolação objetivando selecionar os melhores adaptados ao relevo topográfico de uma determinada região
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3438
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5080_1.pdf5,08 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.