Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3435
Título: Formas de uso e apropriação do espeço urbano - O caso do Bairro de Jardins em Aracaju-Se
Autor(es): de Oliveira Silva, Rooseman
Palavras-chave: Espaços Urbanos
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: de Oliveira Silva, Rooseman; de Albuquerque Lapa, Tomás. Formas de uso e apropriação do espeço urbano - O caso do Bairro de Jardins em Aracaju-Se. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumo: O período conhecido como pós-moderno de alguma maneira vem alterando o modo de pensar e estruturar o espaço urbano. As alterações têm sido responsáveis, entre outros aspectos, pelo surgimento de espaços do tipo condomínio e shopping center, como uma alternativa de acompanhar as transformações por que passam as cidades. Esses espaços, que abrigam funções urbanas voltadas para seus ambientes internos, não só apresentam uma fragmentação do tecido urbano, como também uma tendência de incorporar as funções dos espaços públicos, gerando distintas formas de uso e apropriação, capazes de revelar particularidades do ponto de vista sócio-cultural nas cidades contemporâneas. A questão central deste trabalho é compreender em que medida as mudanças sócio-culturais, alterando o uso e o desempenho dos espaços urbanos coletivos, estabelecem outros significados a partir das novas características espaciais. Como objeto de estudo, foi escolhido o bairro Jardins em Aracaju-Se, lugar onde os espaços privados receberam um tratamento especial por parte do planejamento urbano, em detrimento dos espaços públicos que foram ignorados e reduzidos à circulação de veículos e de pedestres. Este trabalho também apresenta os significados resultantes da interseção entre as diferentes formas de apropriação encontradas nos condomínios, no shopping center e nos espaços públicos, tendo por referência atividades de lazer do cotidiano dos moradores e dos usuários do bairro
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3435
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5343_1.pdf16,41 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.