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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34318

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Título: Um diálogo entre qualificação e comprometimento organizacional: um estudo com os servidores de uma instituição de ensino superior
Autor(es): EGITO, Rafaela Simões
Palavras-chave: Comprometimento organizacional; Modelo tridimensional; Qualificação
Data do documento: 27-Fev-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A presente dissertação tem como objetivo principal analisar a influência da qualificação dos programas de pós-graduação Stricto Sensu oferecidos pela Universidade Federal Rural de Pernambuco aos servidores técnico-administrativos em educação (TAE’s) no comprometimento organizacional. Para tal propósito, de início buscou-se identificar os servidores que apresentem elevado índice de comprometimento organizacional à luz do modelo de Meyer e Allen (1991) e Medeiros (2003), e em seguida, identificar a motivação da escolha da qualificação bem como avaliar o nível de influência da qualificação sobre o comprometimento desses servidores. O estudo teve como lócus de pesquisa os servidores técnico-administrativos qualificados da Universidade Federal Rural de Pernambuco. O período de coleta compreende os anos de 2015 a 2017. A população do estudo foi de trezentos e cinquenta e um servidores, sendo a amostra da investigação composta por trinta e sete participantes. A pesquisa teve duas etapas de coleta de dados. Na primeira etapa, os dados da pesquisa foram coletados por meio de um questionário composto por 46 questões, baseado nos estudos do modelo tridimensional de Meyer e Allen (1991; 1997) e o modelo de antecedentes de comprometimento desenvolvido por Medeiros (2003). Para análise de resultados utilizaram-se procedimentos estatísticos descritivos simples (frequências, médias e desvios-padrão). Na segunda etapa do estudo, os dados da pesquisa foram coletados através de entrevista semiestruturada com os servidores técnico-administrativos que apresentaram maior comprometimento na primeira etapa. Para a análise de resultados desta segunda fase, utilizou-se a análise de conteúdo. Os resultados revelaram que 60% dos respondentes apresentaram elevado comprometimento organizacional e na realidade laboral os servidores qualificados demonstraram ser mais comprometidos afetivamente (Média 4,13) com a organização do que nas dimensões instrumental (Média 2,93) e normativa (Média 3,32). Na percepção dos servidores sobre os antecedentes do comprometimento organizacional, os resultados demonstraram que diante das três dimensões básicas (estrutura organizacional, políticas de recursos humanos e valores da organização), os servidores avaliaram de forma mais positiva: a diversificação de tarefas, treinamento e carreira e comportamento da instituição. Os resultados revelaram que a continuidade de estudos, aumento salarial e oportunidade de oferta de vagas para servidores foram as principais motivações para a qualificação dos técnicos e que houve influência da qualificação no comprometimento organizacional dos respondentes, a partir dos resultados certificamos que aumentou após a qualificação. Sendo, a aplicabilidade do aprendizado da qualificação na prática laboral a justificativa deste aumento com maior número de respostas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34318
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

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