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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3430

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Título: Avaliação de procedimentos para investigação da confiabilidade das cartas cadastrais
Autor(es): CAMARGOS, Almair
Palavras-chave: Fotogrametria; Geodésia; Cartografia; Transporte de coordenadas; Precisão de cartas
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Camargos, Almair; Alberto Borba Schuler, Carlos. Avaliação de procedimentos para investigação da confiabilidade das cartas cadastrais. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologia da Geoinformação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Abstract: Considerando a necessidade do conhecimento da qualidade geométrica de documentos cartográficos, tanto para o desenvolvimento de projetos de engenharia quanto para a avaliação de áreas, distâncias e volumes, e diante da indefinição de uma metodologia de teste para tais documentos, o presente trabalho apresenta uma metodologia de investigação da confiabilidade da geometria das cartas cadastrais. Essa metodologia consiste na associação da tecnologia de posicionamento por satélites com procedimentos e instrumentação topográfica como alternativa para o posicionamento de pontos identificados no terreno e na carta cadastral. A tecnologia de posicionamento por satélites apresenta grande precisão e acurácia na determinação de posição de pontos da superfície terrestre, sendo seu uso restrito a locais abertos, longe de obstáculos à passagem de sinais dos satélites. O uso de procedimentos e instrumentação topográfica vem suprir essa deficiência, ao utilizar pontos intervisíveis, com coordenadas determinadas por tecnologia de posicionamento por satélites, como base geodésica para determinação das coordenadas dos pontos de verificação da qualidade posicional do documento cartográfico. As coordenadas planas no sistema UTM (Universal Transverse de Mercator) são determinadas e ajustadas em ambiente computacional através de técnicas de transporte de coordenadas sobre o Plano Cartográfico, onde cada par de pontos de coordenadas conhecidas é utilizado como uma base geodésica para determinação das coordenadas de um terceiro ponto
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3430
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação

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