Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34276
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SELVA, Ana Coêlho Vieira | - |
dc.contributor.author | VASCONCELOS, Juscelândia Machado | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-07T23:14:24Z | - |
dc.date.available | 2019-10-07T23:14:24Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-31 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34276 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa trata das contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial de professores que ensinarão matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir da análise dos projetos desenvolvidos nos cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Recife (UFPE) e da Universidade Regional do Cariri (URCA). A fundamentação teórica se baseou nas categorias da base do conhecimento propostas por Shulman (1987), analisando especialmente o “conhecimento do conteúdo” e o “conhecimento pedagógico do conteúdo”, componentes indispensáveis na formação docente por juntar conteúdo e prática. Nossa opção metodológica foi uma entrevista semiestruturada com os seguintes atores do PIBID: coordenadores institucionais, coordenadores de área, supervisores e bolsistas de iniciação à docência. Analisamos a partir dos relatos: a importância do PIBID para a formação docente inicial e continuada, seus os pontos positivos e negativos, a contribuição do PIBID para a formação Matemática dos licenciandos do curso de Pedagogia, entre outros aspectos. Foi realizada uma análise documental de portarias e editais do programa, como também foram analisadas publicações sobre o PIBID, no período de 2007 a 2016. A partir das entrevistas e questionário, entendemos que o PIBID vem atuando de forma a qualificar a formação dos estudantes dos cursos de Pedagogia, permitindo a articulação entre teoria e prática. Observamos que nas instituições pesquisadas o PIBID tinha organizações distintas, enquanto a UFPE trabalhava determinadas áreas, entre elas a Matemática. A URCA trabalhava com todas as áreas em forma de temáticas, abordadas a cada ano do subprojeto. Os participantes do PIBID reforçaram sua importância por aproximar escola e universidade, fundamental para estudantes, pela inserção no futuro campo profissional e para supervisores, pela oportunidade de acesso a novos estudos e práticas. No caso da formação em Matemática, a organização do PIBID na UFPE atendeu melhor a necessidade de qualificação dos estudantes de Pedagogia, possibilitando aprofundar os conhecimentos matemáticos e também atuarem na prática pedagógica, ou seja, melhorando o conhecimento do conteúdo e o conhecimento pedagógico do conteúdo, proposto por Shulman (1987). Ainda que a URCA tenha desenvolvido um trabalho bastante interessante e sério, considerando o objetivo deste estudo, a formação em Matemática, podemos dizer que o modelo adotado não contemplou todos estudantes. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Professores de matemática | pt_BR |
dc.subject | UFPE - Pós-graduação | pt_BR |
dc.title | O PIBID e o curso de pedagogia: analisando as contribuições do programa na formação matemática de licenciandos | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2423998424670064 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9725625876738281 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | The research deals with the contributions of the Institutional Scholarship Initiation Program (PIBID) in the initial formation of teachers who will teach mathematics in the initial years of elementary education, based on the analysis of the projects developed in the Pedagogy courses of the Federal University of Pernambuco, Campus Recife (UFPE) and the Regional University of Cariri (URCA). The theoretical foundation was based on the categories of knowledge base proposed by Shulman (1987), analyzing especially the "knowledge of the content" and the "pedagogical knowledge of the content", indispensable components in the teacher formation for joining content and practice. Our methodological option was a semistructured interview with the following PIBID actors: institutional coordinators, area coordinators, supervisors and scholarship holders. We analyze from the reports: the importance of PIBID for initial and continuing teacher education, its positive and negative points, the contribution of PIBID to the Mathematics formation of the graduates of the Pedagogy course, among other aspects. A documentary analysis of program’s documents was made, as well as publications on PIBID, from 2007 to 2016. From the interviews and questionnaire, we understand that PIBID has been acting in a way to qualify the students of Pedagogy courses, allowing the articulation between theory and practice. We observed that in the studied institutions the PIBID had different organizations, while the UFPE worked in certain areas, among them Mathematics. The URCA worked with all areas in the form of themes, addressed each year of the subproject. The PIBID participants reinforced their importance by approaching school and university, fundamental for students, for insertion in the future professional field and for supervisors, for the opportunity of access to new studies and practices. In the case of Mathematics training, the organization of PIBID at UFPE better served the need for qualification of Pedagogy students, enabling them to deepen mathematical knowledge and also to act in pedagogical practice, that is, improving knowledge of content and pedagogical knowledge of content , proposed by Shulman (1987). Although URCA has developed a very interesting and serious work, considering the purpose of this study, Mathematics training, we can say that the model adopted did not include all students. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Juscelandia Machado Vasconcelos.pdf | 1,78 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons