Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3426
Título: A representação gráfica de sinais de advertência em manuais de instrução de produtos eletroeletrônicos
Autor(es): AZEVEDO, Evelyn Rodrigues de
Palavras-chave: Desenho (Projetos);Desenho gráfico;Desenho gráfico (Impressão)
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Rodrigues de Azevedo, Evelyn; Galvão Spinillo, Carla. A representação gráfica de sinais de advertência em manuais de instrução de produtos eletroeletrônicos. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: Essa dissertação apresenta um estudo sobre a representação gráfica de sinais de advertência em manuais de instrução de produtos eletroeletrônicos comercializados no mercado brasileiro, no biênio 2004- 2005. Pode-se definir genericamente os sinais de advertências como informações fornecidas ao usuário sobre possíveis conseqüências negativas , a fim de evitar a ocorrência dessas (AYRES et al, 1989). Ana lisou- se uma amostra (amostragem aleatória simples) constituída por 200 sinais de advertências - representados nos modos verbal e pictórico - abrangendo 13 produtos distintos. Considerou-se as variáveis gráficas e informacionais no estudo analítico: o modelo analítico de Spinillo (2000) para investigar a apresentação gráfica; os parâmetros propostos por Wogalter, Desaulniers e Godfrey (1985) para o conteúdo informacional; e a taxonomia proposta por Barthes (1964) e Bassy (1974) para analisar a relação texto x ilustração. Classificou-se ainda nesse estudo os tipos de informação presentes nos sinais de segurança. Os resultados indicaram que os sinais de advertência apresentaram falhas, as quais estiveram especialmente geradas pela ausência e pelo uso inapropriado de aspectos gráficos e informacionais (e.g., marcas semânti cas, estilo de ilustração, palavra sinal, indicação do perigo etc). Como conseqüência , podem vir a ocorrer prejuízos para o consumidor e/ou danos ao eletroeletrônico, comprometendo o uso eficaz do produto. Propõemse diretrizes para o design de sinais de advertência baseadas nos resultados do estudo analítico e na literatura, a fim de contri buir para minimizar possíveis problemas na sua compreensão. A dissertação também aponta para a necessidade de futuras investigações nesta área sob a luz do design da informação
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3426
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo4397_1.pdf8,83 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.