Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3425
Title: Análise e simulação do processo de transformação de chuva em vazão com suporte de Sistema de Informações Geográficas (SIG)
Authors: COELHO, Gustavo Brasileiro
Keywords: SIG; Simulação Hidrológica; Álgebra de Mapas; MDT
Issue Date: 2006
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Brasileiro Coelho, Gustavo; Luiz Portugal, José. Análise e simulação do processo de transformação de chuva em vazão com suporte de Sistema de Informações Geográficas (SIG). 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologia da Geoinformação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Abstract: A pesquisa teve com principal foco utilizar as tecnologias dos Sistemas de Informações Geográficas (SIG) para analisar e simular o processo de transformação de chuva em vazão. Para tanto foi estabelecida uma metodologia para implementação de um SIG que simula a transformação de chuva em vazão, baseada nos modelos hidrológicos distribuídos e no cruzamento de planos de informação no formato raster. Trabalhou-se com um modelo hidrológico distribuído simplificado, baseado na equação do método racional, onde todas as perdas sofridas pela a água no ciclo hidrológico foram expressas por um único coeficiente. Foram utilizados dados de chuva, capacidade de escoamento superficial do solo e altimetria para calibrar e validar o modelo de transformação de chuva-vazão. Foi utilizada álgebra de mapas para organizar e determinar os parâmetros necessários do modelo. A validação da metodologia foi realizada na bacia hidrográfica do rio Salgado, localizada ao sul do Estado do Ceará. Os coeficientes do modelo foram calibrados de acordo com a realidade dessa região estudada, diferentemente da grande maioria dos modelos que utilizam coeficientes de literaturas oriundos de experiências em outras regiões, em laboratórios ou por formulações matemáticas e estatísticas. A metodologia implantada foi validada através do coeficiente de determinação R2
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3425
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo5077_1.pdf3.76 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.