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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34249
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Título: | Avaliação de argumentos no ensino superior : transferência de habilidades da sala de aula a situações extracurriculares |
Autor(es): | LATORRE VELÁSQUEZ, Diana Carolina |
Palavras-chave: | Psicologia cognitiva; Aprendizagem; Avaliação; Ensino superior; Pensamento crítico |
Data do documento: | 10-Set-2018 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | O objetivo principal desta tese doutoral foi analisar os critérios de avaliação da qualidade das argumentações/argumentos produzidos em uma experiência de aprendizagem voltada para o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo de 20 estudantes do ensino superior. Os argumentos/argumentações avaliados pelos estudantes foram formulados por outras pessoas em diferentes situações e a avaliação ocorreu em momentos distintos: (1) durante a experiência vivida e (2) após um intervalo de quatro, oito e 12 semanas em relação a essa vivência. Este estudo se caracterizou como microgenético de cunho qualitativo. O procedimento de construção dos dados se realizou a partir de dois grandes contextos e momentos (distanciados no tempo) em que a avaliação da argumentação foi produzida. O primeiro, diz respeito de uma disciplina do currículo de psicologia de uma Universidade Colombiana (conteúdo curricular), na qual se utilizou como estratégia de ensino-aprendizagem, o Modelo de Debate Crítico adaptado por Leitão para sala de aula (2012), disciplina que será nomeada de DEI. O segundo contexto, refere-se a situações extracurriculares (temas cotidianos), propostas pela pesquisadora, para que os estudantes avaliassem a argumentação produzida por outras pessoas. Foi privilegiada como unidade de análise a incorporação-mudança-continuidade dos critérios utilizados pelos alunos para avaliar. O método analítico envolveu três fases: a) pré-análise, realizada para identificar a presença no discurso de movimentos de avaliação das argumentações, e categorizar os critérios por eles empregados; b) microanálise, permitiu identificar os critérios usados pelo conjunto total dos participantes para avaliar e classificá-los nas categorias estabelecidas na pré-análise; e, c) macroanálise, buscou de um lado traçar as trajetórias dos sujeitos com o intuito de identificar os critérios que são incorporados, se mudam ou permanecem, ao longo das diferentes situações de avaliação, e de outro analisar as eventuais regularidades encontradas entre sujeitos quando avaliam. Nesta pesquisa constatou-se que os estudantes avaliaram as argumentações/argumentos utilizando critérios de quatro naturezas: a) pragmática, b) dialética, c) reflexiva e d) estrutural. Os critérios utilizados com maior frequência, após a passagem dos alunos pela experiência de aprendizagem DEI, foram os de cunho pragmático e dialético, empregados para avaliar a aceitabilidade dos argumentos. |
Descrição: | LATORRE VELASQUEZ, Diana Carolina, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: VELASQUEZ, Diana Carolina |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34249 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Psicologia Cognitiva |
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