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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34221
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Título : | O tecnobrega é pop: cosmopolitismo, crítica musical e valor na música popular periférica |
Autor : | OLIVEIRA, Cristiano Nascimento |
Palabras clave : | Cosmopolitismo estético; Valor; Crítica; Tecnobrega |
Fecha de publicación : | 26-feb-2015 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | A dissertação discute o processo de construção de valor do gênero musical tecnobrega, a partir da análise das críticas publicadas na imprensa sobre os trabalhos – videoclipes, álbuns, shows etc. – de Gaby Amarantos e Gang do Eletro. Inicialmente, procura-se contextualizar o tecnobrega dentro do contexto mais amplo da música popular periférica, ressaltando a visibilidade midiática e acadêmica alcançada pelas diversas produções incluídas nessa retranca. São discutidas questões como circularidade cultural e cosmopolitismo estético que estão diretamente relacionadas com as estratégias de valoração do tecnobrega. Em um segundo momento, buscase compreender o papel da crítica no processo de reconhecimento cultural e estético de determinadas expressões musicais, em um período marcado pela intensa utilização de blogs e sites de redes sociais. Por fim, parte-se para o exame das críticas sobre a obra de Gaby Amarantos e Gang do Eletro. Nesse exercício analítico, foram identificadas quatro estratégias ou elementos de valoração que foram utilizados de forma recorrente pelos intermediários culturais: Performances; Matrizes Culturais; Espaços de Circulação e Premiações. Dessa forma, busca-se contribuir para a compreensão das dinâmicas de reconhecimento estético e de valor musical dentro da música popular massiva. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34221 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Comunicação |
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