Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3414
Título: A participação social como fator para a conservação e a sustentabilidade urbana: o caso de Igarassu-PE
Autor(es): Pereira, José Adriano
Palavras-chave: Sustentabilidade; Conservação
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Adriano Pereira, José; de Fátima Ribeiro de Gusmão Furtado, Maria. A participação social como fator para a conservação e a sustentabilidade urbana: o caso de Igarassu-PE. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumo: Esta dissertação avaliou a participação da população no plano elaborado pelos técnicos da FIDEM e das quatorze prefeituras dos municípios que compõem a área de estudo, intitulado de Litoral de Pernambuco: um Estudo Propositivo. O estudo trabalhou com o pressuposto de que se não houver uma efetiva participação da população no processo de planejamento, a conservação e a sustentabilidade do patrimônio estarão comprometidas. Aplicaram-se dois métodos: 1) qualitativo - a análise de documentos oficiais (atas de reuniões, depoimentos de participantes); e 2) quantitativo - a análise das listas de presença dos participantes envolvidos nesse processo. Procurou-se avaliar a intensidade e a qualidade da participação através de uma investigação empírica. A Cidade de Igarassu foi selecionada entre os municípios por sua importância histórica e por suas características de patrimônio natural, construído e cultural
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3414
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5338_1.pdf2,71 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.