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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBELLEMAIN, Franck Gilbert René-
dc.contributor.authorNEVES JÚNIOR, Cesário Antônio-
dc.date.accessioned2019-10-03T16:53:18Z-
dc.date.available2019-10-03T16:53:18Z-
dc.date.issued2018-04-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34123-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo caracterizar a Relação Institucional e a Relação Institucional na posição do professor com o objeto Sistemas de Representação, no nível do Ensino Superior, mais especificamente de professores do curso Licenciatura em Expressão Gráfica da UFPE. Nossa pesquisa foi feita sob o olhar da Teoria Antropológica do Didático (CHEVALLARD, 1999). A caraterização da Relação Institucional da Instituição Licenciatura em Expressão Gráfica, baseouse na análise documental do seu Projeto Pedagógico do Curso (2014). A ferramenta que permitiu analisar a relação institucional na posição do professor foi composta por três etapas e contou inicialmente com a análise do perfil curricular, através da plataforma lattes, de 17 professores, buscando informações da formação profissional e das disciplinas que ministram na Licenciatura. Essas informações serviram de critério de seleção para a escolha dos 6 sujeitos que participaram das etapas a seguir. Na etapa seguinte, os professores analisaram um conjunto de atividades envolvendo Sistemas de Representação. A terceira etapa consistiu na realização de entrevistas. Os dados apontam, em linhas gerais, que: 1) todos os professores consideram importante o estudo de Sistemas de Representação na Licenciatura, mesmo aqueles que relatam despreparo em alguma área do conteúdo; 2) há diferença quanto à preferência dos professores entre os conteúdos e disciplinas relacionadas a Sistemas de Representação; 3) as trajetórias acadêmica/profissional individuais, influenciam na prática pedagógica do professor devido às particularidades de cada formação; 4) dentre os campos da Geometria e dos Sistemas de Representação existe um destaque para a importância da habilidade de visualização espacial e a necessidade de se trabalhar no seu desenvolvimento.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectSistemas de representaçãopt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleAnálises dos conteúdos de sistemas de representação no curso de licenciatura em expressão gráfica da UFPE à luz da teoria antropológica do didáticopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0626390749984443pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLattesttp://lattes.cnpq.br/8667486345431443pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxCetravail vise à caractériser La relation institutionnelle et La relation institutionnelle dansla position de l'enseignantavecdeuxobjets: géométrie et thèmesliésauxsystèmes de représentation, auniveau de l'enseignementsupérieur, plus spécifiquementdesprofesseursducours de Licenciatura em Expressão Gráfica de l'UFPE. Nos recherchesontétémenéesdanslecadre de lathéorieanthropologique de la didactique (CHEVALLARD, 1999). La caractérisation de la Relation Institutionnelle de la Licenciatura em Expressão Gráfica est basé esurl'analyse documentaire de son Projet Pédagogi quedu Cours (2014). Le processus qui a permis d'analyser la relation institutionnelle dansla position de l'enseignant est composé de troisétapes: la première s'estintéressée à l'analyse du profil curriculaire à partir des CVs disponiblessur la plate-forme lattes de 17 professeurs, cherchanten particulier des information ssur la formation professionnelle et les disciplines. Cette information a servi de critère de sélection pourlechoix de 6 sujets ayant participé auxdeux étape ssuivantes. Dans la deux ième étape, le senseignant sontanalys éun ensemble d'activités impliquant des systèmes de représentation. La trois ième étape consiste en desentrevues. Les donnéessoulignent, entermes généraux, que: 1) tous le sen seignants considèrent qu'il est important d'étudier les systèmes de représentation dans le diplôme, mêmeceuxqui ne se considèrent pas préparés pour ce contenu; 2) il y a une différence dans lapréférence desenseignants entre les contenus et les disciplines liésaux systèmes de représentation; 3) lês trajectoires académiques / professionnelles individuelles influencen tla pratique pédagogique de l'enseignanten raison dês particularités de chaque formation; 4) Parmiles domaines de La géométrie et dês systèmes de représentation, l'accent est mis surl'importance de lacapacité de visualisation spatiale et sur la nécessité de travailler à son développement.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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